close

Veja os setores que deixaram a crise para trás

Fabricantes de alimentos, perfumaria, limpeza e higiene pessoal já ultrapassaram o nível anterior à crise, segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria

Indústria de alimentos já produz mais que antes da crise

Setor de produtos alimentícios já superou a crise e está estre os destaques da retomada da produção industrial / Foto:Gettyimages

A pandemia do Coronavírus teve grande impacto na indústria brasileira, mas alguns setores chegaram a setembro com volume de produção acima do nível pré-pandemia (fevereiro), e o valor acumulado em nove meses chegou a superar o patamar do mesmo período de 2019.

Os destaques entre os setores com melhor desempenho foram os produtores de bens de consumo não duráveis, como alimentos e perfumaria, limpeza e higiene pessoal, segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os setores celulose e papel e farmoquímicos e farmacêuticos não apresentam um volume de produção superior que o de fevereiro, mas, no acumulado do ano, o resultado é superior ao do ano passado. Ou seja, o desempenho no ano já é positivo, porque os setores foram pouco afetados pela crise.

O levantamento da CNI mostra que indústria brasileira como um todo reverteu a queda nos indicadores de produção e faturamento acumulada desde o início da pandemia de Covid-19 e retornou aos patamares de fevereiro. Essa recuperação, no entanto, ocorreu de forma heterogênea. O levantamento foi divulgado na quinta-feira, 26 de novembro, e a íntegra está disponível no site da CNI.

Em setembro, a produção da indústria de transformação ficou 1,1% acima do registrado em fevereiro, ou seja, antes do choque trazido pela pandemia. Para se ter ideia, em abril, a produção da indústria estava 31,3% abaixo do indicador de fevereiro, mas teve cinco altas consecutivas de maio a setembro.

O faturamento da indústria de transformação também já superou o patamar anterior à crise. De fato, até mais cedo que a produção. O faturamento real em setembro está 6,1% superior ao registrado em fevereiro.

No entanto, apesar do retorno aos patamares pré-pandemia, tanto na produção quanto no faturamento, a média do ano continua abaixo da média de 2019. No acumulado de janeiro a setembro, a produção industrial ficou 8,2% abaixo da média de igual período do ano passado. No caso do faturamento, a média foi 1,7% inferior ao registrado no mesmo período de 2019.

Acompanhe análises de economia e empresas dos especialistas do Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra