Shatner responde ao príncipe William e defende turismo espacial
Após crítica do príncipe, ator William Shatner, o Capitão Kirk de Star Trek, afirma que turismo espacial abre horizontes para o futuro da Terra
15/10/2021William Shatner, o Capitão Kirk de Star Trek que tornou-se o astronauta mais idoso da história, aos 90 anos, respondeu à crítica do príncipe William a respeito do turismo espacial.
Um dia após o voo de Shatner em um dos foguetes do fundador da Amazon (AMZN), Jeff Bezos, o príncipe William, segundo monarca na linha de sucessão ao trono britânico, disse em entrevista à BBC que empreendedores bilionários deveriam se concentrar em achar soluções para salvar a Terra, em vez de se dedicar ao turismo espacial.
Shatner respondeu em entrevista que a realeza britânica “errou a mão” ao dizer que resolver problemas na Terra deve ser prioridade em relação às viagens ao espaço.
“Ele é um homem adorável, gentil e educado, mas ele tem uma ideia errada”, disse Shatner durante uma entrevista ao Entertainment Tonight. “A ideia aqui não é ir apenas para dizer olhe para mim, estou no espaço”, comentou Shatner.
Para Shatner, viagens de turismo espacial são um pequeno passo para o futuro
Segundo o ator, viagens como a dele representam um “passo de bebê” para realocar indústrias poluentes para o espaço.
Ele acrescentou que uma base geradora de energia poderia ser construída a 300 km acima da Terra e usada para abastecer casas e empresas abaixo.
“O príncipe está perdendo o ponto”, acrescentou. “Tudo o que precisa é… alguém tão rico quanto Jeff Bezos para dizer, Vamos lá em cima”.
Sem citar nomes, William criticou bilionários focados no turismo espacial em uma entrevista na quinta-feira à BBC, dizendo que eles deveriam investir mais tempo e dinheiro na economia da Terra.
Bezos, o chefe da SpaceX, Elon Musk, e Richard Branson, da Virgin Galactic, estão levando turistas ao espaço em uma nova corrida espacial de empresas privadas.
‘Espaço está cheio de mistério’
“Precisamos de alguns dos maiores cérebros e mentes do mundo fixos em tentar reparar este planeta, não tentando encontrar o próximo lugar para ir e viver”, disse o príncipe.
O príncipe acrescentou que ele não tem “absolutamente nenhum interesse” em ir ao espaço. Ele também expressou preocupação com o impacto ambiental do turismo espacial, dizendo que havia uma “questão fundamental” sobre o custo do carbono dos voos espaciais.
Shatner descreveu a sensação de flutuar sobre a Terra como “profunda”, embora tenha durado cerca de dez minutos.
O ator disse que viagens espaciais não são algo que uma pessoa pode entender até que “você esteja lá em cima para ver a escuridão negra”.
“Do nosso ponto de vista, o espaço está cheio de mistério… mas naquele momento, é escuridão e morte. Neste momento aqui em baixo, enquanto olhamos para baixo, a Terra é a vida e a nutrição. Isso é o que todo mundo precisa saber”, disse Shatner à CNN após seu voo.