close

SP recebe insumo para 20 milhões de doses de vacina

Remessa do IFA é a maior enviada pela China desde o início da fabricação do imunizante pelo Instituto Butantan

Chegada de IFA para fabricação de vacina contra covid

Aeronave com a maior remessa de IFA já recebida para a fabricação da Coronavac aterrissou na madrugada desta terça, no Aeroporto de Guarulhos | Foto: Divulgação

O Instituto Butantan, em São Paulo, recebeu nesta terça-feira, 13, um lote com 12 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para a produção da vacina Coronavac, maior volume recebido da China em um só dia desde o início da fabricação do imunizante.

O volume de insumos é suficiente para a produção de 20 milhões de doses da Coronavac, o principal imunizante do programa brasileiro de vacinação.

A carga saiu de Pequim no último domingo, 11, fez escalada na Suíça e chegou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, às 4h30 desta terça, de onde seguiu para o Butantan.

A preparação das vacinas para aplicação pelo Programa Nacional de Imunizações deve ser feita em até 20 dias. O imunizante será, então, enviado para a aplicação em todo o país.

Vacina é aceita pelo consórcio global Covax Facility

A entrega ocorre no dia seguinte da aprovação da Coronavac pelo consórcio Covax Facility, o que coloca a vacina na campanha global de combate à covid-19.

A coordenação do consórcio afirmou em nota, nesta segunda-feira, 12, que pode fornecer 50 milhões de doses entre julho e setembro de 2021 para o consórcio global. Com possibilidade de 150 milhões adicionais no último trimestre de 2021 e mais 180 milhões no primeiro trimestre de 2022.

A autorização é de até 380 milhões de doses poderão ser adquiridas. O Brasil é um dos países abastecidos pelo consórcio multilateral.

As duas notícias sinalizam uma possível aceleração do Programa de Vacinação Nacional, o PNI . Apesar dos avanços recentes algumas capitais, como São Paulo, tiveram falta de imunizantes registrados em suas unidades básicas de saúde nesta segunda-feira, 12.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram aplicadas no Brasil 114.844.752 de doses até a segunda-feira.

Butantan entregou 46 milhões de doses até o momento

Até o momento, o Butantan já disponibilizou ao Brasil 53,149 milhões de doses da vacina. O total corresponde a 43,4% de todas as doses aplicadas no Brasil até o momento, segundo informações do PNI.

A última remessa de IFA foi recebida pelo Butantan em 26 de junho, com 6 mil litros de insumos para produção de 10 milhões de doses, que serão entregues ao Brasil nos próximos dias. Um lote de 1 milhão de doses prontas também chegou ao país em 29 de junho.

Em 12 de maio, o Butantan chegou à marca de 46 milhões de doses entregues ao PNI, cumprindo integralmente o primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde.

Agora, o objetivo é concluir a oferta de outras 54 milhões de doses referentes ao segundo contrato em agosto, um mês antes do previsto, para acelerar a campanha de vacinação no Brasil. Em São Paulo, toda a população com mais de 18 anos deverá ser protegida com ao menos uma dose contra a covid-19 até o dia 20 de agosto. (Com Agência Brasil)

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra