SP vacina pessoas com mais de 60 anos com a 3ª dose em 6 de setembro
Estado antecipa em uma semana data determinada pelo Ministério da Saúde para aplicação do reforço da vacina contra covid-19
25/08/2021O Estado de São Paulo começará a aplicar na população a terceira dose da vacina contra a covid-19.
Os primeiros contemplados serão os cidadãos com mais de 60 anos que vivem no Estado e que tenham tomado a segunda dose há mais de seis meses.
Nesse sentido, a imunização começará em 6 de setembro. A expectativa do governo paulista é atender cerca de 900 mil pessoas.
Em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, o governador João Dória (PSDB) afirmou que o comitê científico que assessora o político já discutia a aplicação da terceira dose há algumas semanas.
Mais cedo, o Ministério da Saúde anunciou que o Plano Nacional de Imunização definiu o início da aplicação da nova dose para 15 de setembro.
No anúncio do governo federal, foi definido que o grupo prioritário a receber a vacina de reforço é o de idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos (pessoas que têm o sistema imunológico comprometido).
A aplicação de uma dose de reforço contra a covid-19 tem sido defendida no meio científico e já foi adotada por países como Estados Unidos, Israel e Chile.
Até o momento, o Estado de SP registra oficialmente 4,2 milhões de casos da doença e 144,767 mortes em decorrência da mesma.
Atualmente, a taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) nas cidades paulistas está em 37,8%.
Estudos com a Butanvac
Adicionalmente, o governo do Estado de São Paulo anunciou uma parceria com a prefeitura de Guaxupé, em Minas Gerais, para captar voluntários para os estudos da vacina Butanvac (entenda como é feita).
O imunizante é 100% desenvolvido pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com o Instituto Monte Sinai, em Nova York.
Segundo a administração, serão chamados 5,4 mil voluntários para os testes.
Números da vacinação em SP
Até o momento, 74,4% da população paulista já tem ao menos uma dose da vacina contra a covid-19 no braço.
Deste total, 34% já está totalmente imunizado, seja com vacinas de duas doses ou a de dose única da Janssen.
Para acelerar o processo de vacinação, o governo pede aos cidadãos que se cadastrem previamente pelo portal Vacina Já, por onde também é possível saber os locais de imunização no Estado.