SP vacina população de todas as idades contra gripe
A ideia é imunizar todos por ordem de chegada até terminarem os estoques do imunizante. Veja porque tomar a vacina
12/07/2021A campanha de vacinação contra a gripe em São Paulo será ampliada para todas as faixas etárias a partir desta segunda-feira, 12. A vacina contra a gripe pode ser tomada a partir dos seis meses de idade.
A campanha de vacina contra a gripe começou em 12 de abril. Os imunizantes contra a influenza ficarão disponíveis para os habitantes da cidade de São Paulo até terminarem os estoques. As aplicações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Veja aqui a lista com os endereços das unidades básicas de saúde (UBS) e aqui a lista com os endereços das AMA/UBS Integradas.
Inicialmente as doses foram aplicadas em uma rede montada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em escolas e equipamentos de ensino. A vacina será aplicada na população geral acima de seis meses de idade, por ordem de chegada e sem prioridade.
A capital paulista concluiu na última sexta-feira, 9, a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Com início em 12 de abril, a campanha imunizou contra o vírus influenza 2.460.553 pessoas, o que corresponde a 51,4% dos integrantes dos grupos prioritários.
A partir de agora, e sob orientação do governo do estado, a cidade de São Paulo pretende concluir a meta de imunizar 4,5 milhões de pessoas. A vacinação contra a gripe evita quadros febris, respiratórios e comprometimento da imunidade, que podem potencializar a ação do coronavírus.
5 motivos para se vacinar contra a gripe
- No ano passado, o Ministério da Saúde notificou ao menos 2 mil hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave decorrente da gripe comum.
- O aumento de casos e mortes por covid-19 aumenta a importância da atenção à influenza: a presença de um vírus fora de controle não deve facilitar a entrada de outro, pelo contrário. Entenda as razões:
- Um organismo acometido pela influenza, a gripe comum, se torna naturalmente menos protegido contra qualquer outra infecção, entre elas, a covid-19. Isso porque o sistema imunológico, que garante a defesa natural do corpo, fica desgastado pela luta contra o vírus menos letal.
- A gripe pode, sim, exigir internação por síndrome respiratória aguda grave em um momento em que os hospitais não têm capacidade de atendimento, em nenhum dos estados brasileiros.
- A busca por atendimento por algum sintoma incômodo de gripe, ou seja, a fila de hospital, é uma situação de risco de contaminação pela covid-19 muito grande, sobretudo para pessoas que já estão com suas defesas sendo demandadas por outra doença.
(Com Agência Brasil)