Submarino visita naufrágio mais profundo do mundo
Destroier USS Johnston está 6,5 quilômetros abaixo do nível do mar das Filipinas desde 1944, quando enfrentou frota japonesa
05/04/2021Um pequeno submarino chegou ao navio naufragado USS Johnston, que se encontra a 6,5 km abaixo do nível do mar das Filipinas, no Oceano Pacífico.
Os exploradores passaram várias horas pesquisando e filmando os destroços durante uma série de mergulhos.
O destroier da Marinha dos EUA de 115 metros de comprimento afundou durante a Batalha de Samar, em 1944, ao enfrentar uma frota de navios de guerra japoneses.
Victor Vescovo, que liderou a expedição e pilotou o submarino, disse à BBC que o navio americano está bem preservado, exceto pelos danos causados pelos disparos que provocaram o naufrágio.
Naufrágio foi descoberto em 2019
A localização do USS Johnston foi descoberta em 2019, e partes do destroier foram filmadas com um veículo operado remotamente.
Mas grande parte dos destroços estava em um local mais profundo do que o submarino foi capaz de alcançar na época. Desta vez os exploradores usaram um submersível de maior alcance de submersão.
O submarino tem casco de titânio de 9 centímetros de espessura e transporta duas pessoas, sendo capaz de descer a qualquer profundidade. Ele já serviu para explorações no lugar mais profundo do oceano, a Trincheira Mariana, que fica a quase 11 km de profundidade, e também já visitou o Titanic.
O USS Johnston estava em desvantagem numérica diante da frota japonesa, que incluía o maior encouraçado do Japão. Da tripulação de 327, apenas 141 sobreviveram à batalha.