Transição energética: consulta pública dará diretrizes no Rio de Janeiro
Governo do Estado do Rio de Janeiro abre consulta pública para definir estratégias para dar início à transição energética
04/01/2024A Secretaria de Energia e Economia do Mar (Seenemar) do governo do Rio de Janeiro abriu uma consulta pública para tratar da agenda que vai definir as diretrizes estratégicas da transição energética no Estado. Segundo o órgão, é o primeiro passo para a elaboração da Política Estadual de Transição Energética.
A consulta vai receber contribuições de empresas, entidades de classe, organizações da sociedade civil, municípios, entre outros agentes, para elaborar as diretrizes.
Saiba mais
- Redução de emissões de carbono no transporte rodoviário terá incentivo
-
Oportunidades para investir na transição energética mundial
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
A consulta é a primeira fase da formação da política pública. A segunda fase tem previsão de início em abril, quando o governo deve enviar um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Uma nova consulta pública deve ser realizada em julho deste ano, a fim de elaborar planos de ação da transição energética estadual.
“O Rio de Janeiro tem vantagens comparativas e competitivas devido às cadeias já estabelecidas no Estado […] A questão que se impõe é como aproveitar as muitas possibilidades de investimentos, geração de empregos e desenvolvimento de cadeias produtivas derivadas das transições energéticas”, diz a nota técnica disponibilizada pela secretaria.
O prazo para o recebimento de contribuições à consulta pública termina no dia 4 de março. (Valor Econômico)