close

Últimas: dólar abre em baixa com o mercado à espera dos juros nos EUA

Na quarta-feira, o Federal Reserve anuncia a nova taxa de juros americana e a expectativa é de alta de 0,25 ponto percentual

investidor analisa gráfico do mercado financeiro

O mercado mundial opera na expectativa da nova taxa de juros nos Estados Unidos. As apostas são de que o Fed deverá realizar a última alta no ano | Foto: Getty Images

9h10 O dólar abriu a semana em queda com os investidores na expectativa para a próxima reunião do Federal Reserve (Fed, banco central americano).

A moeda americana recua 0,15%, vendida a R$ 4,77. Na sexta-feira, o dólar caiu 0,45%, cotada a R$ 4,78. Com o resultado desta sessão, a divisa acumula quedas de 0,43% em julho e de 9,43% no ano.

O mercado opera na expectativa de alta dos juros nos Estados Unidos. Na quarta-feira, o Fed se reúne e deve anunciar uma elevação de 0,25 ponto percentual na taxa americana. Com isso, os juros nos Estados Unidos devem ter um intervalo de 5,25% e 5,50%.

Para o Banco Safra, a inflação ao consumidor nos Estados Unidos acumulada em 12 meses desacelerou de 9,1% em junho do ano passado para 3,0% no mesmo mês deste ano, beneficiada pela normalização das cadeias de produção, pela queda do preço das commodities e pelo ajuste gradual do mercado de trabalho.

“O processo de redução das pressões de preços já está em curso, o que somado aos efeitos defasados do ciclo de aperto monetário, deverá levar o núcleo do CPI para 2,6% no próximo ano. Nesse ambiente, o Banco Safra projeta que o banco central americano elevará, pela última vez nesse ciclo, a taxa básica de juros para o intervalo entre 5,25% e 5,50% a.a. no final desse mês.”

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra