close

Vacinação é retomada com distribuição de novas doses

Cidades retomam campanhas que estavam paradas ou desaceleradas, um ano e 250 mil mortes após 1º caso no país

vacinas

Distribuição de vacinas da Oxford AstraZeneca em Curitiba: cidades retomam vacinação que estava parada | Foto: AE

Um ano após o diagnóstico do primeiro caso de covid-19 no Brasil, e com mais de 250 mil mortes registradas, Estados e Municípios retomam a vacinação após uma semana em que o esforço contra a covid-19 foi paralisado ou desacelerado por falta de vacinas.

A chegada de novas doses permitiu ampliar o público-alvo da imunização, como em São Paulo, onde a vacinação para idosos de 80 a 84 anos começa neste fim de semana.

No Rio e pelo menos outras sete capitais a campanha também entra em nova fase, enquanto o governo federal é pressionado a ampliar a oferta de vacinas.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, chegou a orientar os gestores a usarem todas as doses, sem reservar para a segunda aplicação, alegando que haveria fluxo de entrega. Depois, a pasta recuou e recomendou que metade do lote da Coronavac fosse guardado.

São Paulo vacina idosos com mais de 80

Neste sábado, 27, idosos entre 80 e 84 anos poderão tomar a vacina em cinco postos de drive-thru da cidade e nas 82 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial). Nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a imunização para essa faixa etária começa na segunda-feira, 1º.

Rio retoma vacinação que estava parada

O Rio retomou a campanha que estava parada nessa quinta, 25, aplicando doses em idosos com 82 anos. A partir desta sexta serão vacinados os idosos com 81 e, no sábado, idosos com 80 e também das faixas etárias anteriores. A meta é vacinar 100 mil até sábado.

Em Fortaleza, a prefeitura retomou na quinta a vacinação domiciliar e por meio de drive-thru, após receber 20 mil novas doses da vacina AstraZeneca/Oxford. A cidade está vacinando  idosos acima dos 75 anos.

Curitiba recebe novo lote e volta a vacinar

Curitiba recebeu 29 mil doses das vacinas Coronavac e Astrazeneca e irá retomar a campanha de vacinação. Do total, 9.370 doses serão destinadas à retomada da imunização dos profissionais de saúde e o restante irá contemplar a vacinação dos idosos.

Salvador vacina idosos com mais de 80

A prefeitura de Salvador também retomou a vacinação de idosos na faixa etária de 80 anos nesta quinta-feira, 25, após a chegada de um novo lote com 29 mil doses à capital baiana na quarta-feira, 24.

A prefeitura de Goiânia ampliará a faixa etária de vacinação a partir desta sexta-feira, 26, para idosos com 80 anos ou mais após receber 25 mil doses da Coronavac e da vacina Astrazeneca/Oxford.

Recife vacina idosos a partir dos 78 anos

A prefeitura do Recife recebeu novas doses e vai começar a vacinar idosos com 78 e 79 anos de idade. No Distrito Federal a população de 76 a 78 anos está recebendo a primeira dose.

Porto Alegre vacinou 6,7% da população

Porto Alegre recebeu mais 21 mil doses da AstraZeneca e ampliou para 20 o número de postos de vacinação na cidade. Até o momento, 100 mil pessoas foram imunizadas, o que representa 6,77% da população da cidade.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra