Vale fecha acordo para fornecer níquel de baixo carbono para a Tesla
Material será entregue a partir das operações da empresa brasileira no Canadá. Acordo faz parte da estratégia da mineradora para o setor de veículos elétricos
06/05/2022A Vale confirmou nesta sexta-feira, 6, a assinatura um contrato de longo prazo com a companhia Tesla, do bilionário Elon Musk, para fornecimento de níquel de baixo carbono nos Estados Unidos.
O material será fornecido à montadora de veículos elétricos a partir das operações da mineradora no Canadá.
Saiba mais
- Commodities ganham espaço entre os BDRs recomendados para maio
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Veja como operar na bolsa de valores com a solidez da Safra Corretora
“Este acordo está em linha com a nossa estratégia de ampliar a exposição à indústria de veículos elétricos, alavancando nossa baixa pegada de carbono e posição de liderança no mercado como maior produtor de níquel acabado da América do Norte”, diz a Vale, em nota.
O objetivo da Vale é atingir de 30% a 40% das vendas de níquel Classe 1 para a indústria de veículos elétricos em rápido crescimento.
“Esse acordo reflete um compromisso compartilhado com sustentabilidade e mostra muito claramente que somos o fornecedor preferencial para produtos de níquel de baixa emissão de carbono e alta pureza, essenciais para baterias de longo alcance”, disse Deshnee Naidoo, vice-presidente executiva de Metais Básicos da Vale.
As operações da Vale no Canadá produzem alguns dos produtos de níquel de menor emissão de carbono do mundo, segundo a empresa.
União de Vale e Tesla em meio à 'novela' de Elon Musk
Fundador e acionista majoritário da Tesla, Elon Musk protagoniza há algumas semanas uma novela no mundo empresarial.
Pessoa mais rica do mundo, Musk fez uma oferta para comprar o Twitter por US$ 44 bilhões, que acabou sendo aceita pelos controladores.
Entretanto, as ações da montadora enfrentaram forte desvalorização pelo temor de que ele venda grandes fatias de sua participação na companhia.
Em um mês até esta sexta-feira, 6, a queda no valor das ações TSLA, listadas na Nasdaq, em Nova York, ronda os 17%.
Além disso, ele tem as ações da Tesla como principal ferramenta de garantia para financiar a compra da rede social - embora tenha conseguido recentemente o apoio de investidores-chave para fechar o negócio. (Com AE)