close

Vale e Telefônica entram na carteira sugerida de dividendos

Carteira de Dividendos reúne ações sugeridas pelo Banco Safra para quem quer manter investimentos em renda variável com rendimento mensal

Carteira de dividendos

As ações sugeridas são de empresas que apresentam transparência e solidez como pilares, além de alto potencial de valorização no longo prazo e boas pagadoras de dividendos | Foto: Getty Images

O Banco Safra retirou a CSN e a Bradespar da Carteira sugerida de Dividendos para o mês de maio. A CSN foi retirada para reduzir a exposição ao setor de commodities, e a Bradespar saiu após a recente performance superior à da Vale. O banco justifica que considera ser interessante voltar à exposição à Vale (VALE3).

Além da Vale (VALE3), foi incluída a ação da Telefônica Brasil (VIVT3). “Acreditamos num bom momento de resultados para Telefônica Brasil para o ano de 2023, com um ambiente competitivo favorável, beneficiado pela aquisição de parte da Oi móvel”, justifica o Safra.

Sobre a Vale, o Safra afirma ter uma visão positiva para as ações da companhia em função da recuperação da economia chinesa em 2023, que pode dar suporte a preços mais altos do minério no curto prazo.

A Carteira de Dividendos reúne ações sugeridas pelo banco para quem quer manter investimentos em renda variável com rendimento mensal na forma de dividendos pagos pelas empresas. A carteira é composta por empresas nacionais com bom potencial de pagamento de dividendos e expectativa de crescimento.

As ações sugeridas são de empresas que apresentam transparência e solidez como pilares, além de alto potencial de valorização no longo prazo e boas pagadoras de dividendos. Trata-se de uma carteira com perfil mais defensivo e conservador, segundo o Safra.

Confira abaixo as ações que compõe a carteira recomendada de dividendos do Safra

Telefônica Brasil (VIVT3)

O Safra incluiu a Telefônica Brasil na Carteira sugerida de Dividendos. O banco acredita num bom momento de resultados para Telefônica Brasil para o ano de 2023, com um ambiente competitivo favorável, beneficiado pela aquisição de parte da Oi móvel. E vê boa perspectiva de pagamento de dividendos e um valuation bastante atrativo, além da potencial redução de capital a ser realizada o que poderia aumentar ainda mais a remuneração do acionista

Vale (VALE3)

O banco Safra incluiu a Vale na carteira de dividendos e segue com uma visão positiva para as ações da companhia, confiante em que a recuperação da economia chinesa em 2023 pode dar suporte a preços mais altos do minério no curto prazo. A empresa deve continuar a gerar um fluxo de caixa sólido e manter níveis atrativos de remuneração aos acionistas. Adicionalmente, o prêmio de qualidade para o minério tende a se manter próximo do nível atual, devido à busca por maior eficiência e elevados padrões ambientais das siderúrgicas.

Eletrobras (ELET6)

A ação da Eletrobras foi mantida na Carteira Dividendos. O Safra acredita que após a privatização existem varias possibilidades de destravamento de valor, como corte de custos e despesas, alteração em estratégia de vendas, ganhos potenciais de uma maior eficiência fiscal. O banco acredita que a performance de suas ações pode ser bastante positiva à medida que os resultados das iniciativas de ganho de eficiência comecem a aparecer.

Banco do Brasil (BBAS3)

A ação do Banco do Brasil foi mantida na Carteira Dividendos. O banco entregou um bom 4T22, confirmando o bom momento em termos de resultado para este ano. Além disso, diante de um
cenário mais desafiador em termos de qualidade de crédito, o perfil defensivo da carteira de crédito do BB (com maior exposição ao agronegócio e a um perfil de pessoa física menos arriscado, em sua maioria servidores públicos) traz segurança ao banco. A Safra também destaca que o BB é o banco menos exposto ao risco de crédito de Lojas Americanas, que vem preocupando
investidores recentemente.

Alupar (ALUP11)

A ação da Alupar foi mantida na carteira. A empresa atua no segmento de transmissão de energia, sendo uma das empresas mais eficientes em seu segmento, contando com um histórico muito sólido na operação e desenvolvimento de projetos. É uma boa proteção contra o cenário inflacionário, pois conta com receitas fixas e ajustadas por inflação. Início de projetos devem levar a melhores resultados operacionais, reduzindo a alavancagem e abrindo espaço para aumento na distribuição de dividendos ou investimento em projetos futuros de crescimento.

BB Seguridade (BBSE3)

A ação da BB Seguridade também foi mantida, pois o Safra vê boa relação risco-retorno com forte desempenho no negócio dos seguros que deve continuar a impulsionar os resultados do BBSE, o que reforça a preferência do banco pela ação. A empresa conta com perfil defensivo, baixa volatilidade de resultados e uma forte distribuição de dividendos.

CCR (CCRO3)

A CCR possui uma vasta expertise em operar concessionárias de rodovias no Brasil, assim como operações de concessões em outros segmentos, como aeroportos e mobilidade urbana. Conta com um portfólio de projetos diversificado e capacidade de operar em diferentes segmentos, isso permite a companhia evitar competição em um segmento específico e também reduz o seu risco. Conta com um balanço saudável e é uma boa opção para pagamento de dividendos, normalmente paga proventos semestralmente.

Porto (PSSA3)

A Porto oferece boa entrega de resultados operacionais em seu principal negócio (seguro auto), e deve apresentar melhora de desempenho no Porto Bank e Porto Saúde, segundo o Safra. Do lado financeiro, a Porto deve seguir se beneficiando de maiores taxas de juros e um portfólio de investimentos ainda crescente.

Íntegra da análise da Carteira sugerida de Dividendos.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra