close

Max Verstappen tira de Hamilton a chance de passar Schumacher

Acidente envolvendo filho de Michael Schumacher impediu Hamilton de virar octocampeão e ultrapassar o piloto alemão, igualmente heptacampeão

verstappen

Max Verstappen impediu que Lewis Hamilton se tornasse o maior corredor da história da categoria | Foto: Divulgação

O acidente com piloto Nicholas Latifi no Grande Pêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 foi provocado pelo carro dirigido por Mick Schumacher, filho de Michael Schumacher, ex-piloto alemão que foi campeão sete vezes na principal categoria do automobilismo.

Latifi teve um toque com Mick Schumacher e conseguiu seguir na pista, mas, com a asa quebrada, acabou batendo no muro da curva 14, motivando a intervenção do safety-car.

O acidente mudou o rumo da corrida. Max Verstappen, que largou em primeiro e foi ultrapassado por Lewis Hamilton na primeira reta, voltou para a ponta na última volta, graças ao acidente de Nicholas Latifi, que obrigou o Safety Car a entrar na pista.

Com a vitória, Max Verstappen impediu que Lewis Hamilton se tornasse o maior corredor da história da categoria. Caso vencesse o Mundial, ele teria superado a lenda Michael Schumacher, com quem está empatado com sete títulos de campeão.

Nicholas Latifi bateu no setor três e obrigou a entrada do Safety Car na pista. Max Verstappen foi para os boxes colocar pneus macios na volta seguinte, na intenção de ir para o tudo ou nada, já que a vantagem de Hamilton seria menor assim que o Safety saísse da pista.

Verstappen partiu para o ataque e tomou a ponta. Hamilton abriu a asa móvel mas não conseguiu alcançar.

O acaso do acidente de Latifi deu ao campeonato um final absurdo, que o próprio vencedor Verstappen definiu como “insano”.

Curiosidades sobre o campeão Max Verstappen

  • O piloto holandês Max Verstappen tornou-se o quarto mais jovem campeão da história, com 24 anos e dois meses de vida. Está atrás do alemão Sebastian Vettel (23 anos), de Lewis Hamilton (23) e do espanhol Fernando Alonso (24).
  • Aos 6 anos, começou no kart. Mas logo começaram pequenos “saltos” em sua trajetória. Dois anos depois, já vencia campeonatos.
  • Ele foi para a pista de Fórmula 1 três dias após completar 17 anos. Tornou-se o mais jovem da história a pilotar um carro da F-1.
  • A precocidade era tanta que a F-1, por segurança, tornou mais rígidas as regras para futuros pilotos obterem a Superlicença, o documento que permite competir no campeonato.
  • Max nasceu e passou boa parte da infância na Bélgica, país de sua mãe. Mas adotou a Holanda por influência do pai e porque estava sempre cercado por holandeses.
  • Ele é filho de pilotos. Jos Verstappen correu na F-1 por oito temporadas, entre 1994 e 2003, por sete equipes diferentes. Nunca venceu corrida ou brigou por títulos. Mas ajudou a impulsionar o gosto do filho pela velocidade, com ajuda da mãe, Sophie, ex-pilota de kart.
  • Verstappen namora Kelly Piquet, filha do tricampeão mundial Nelson Piquet.
  • Ele já visitou Brasília para conhecer a casa do sogro. Além de São Paulo e da capital brasileira, o holandês já visitou os Lençóis Maranhenses.
  • Ele ficou em 2º lugar em 2018 e só não venceu naquela ocasião porque foi atingido pelo francês Esteban Ocon, então retardatário, na parte final da corrida. Dois anos antes, foi o terceiro colocado.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra