Vídeos instantâneos abrem nova revolução da Inteligência Artificial
Uma start-up de Nova York está entre um grupo de empresas que trabalham em sistemas que podem produzir vídeos curtos com base em algumas palavras digitadas em um computador
04/04/2023A Runway Inteligência Artificial, de Nova York, está iniciando testes de um sistema capaz de gerar vídeos a partir de palavras digitadas no computador. Esse tipo de tecnologia representa o próximo estágio em uma corrida da indústria – que inclui gigantes como Microsoft e Google e start-ups – para criar sistemas de inteligência artificial. Alguns especialistas acreditam que essa pode ser a próxima grande novidade em tecnologia, tão importante quanto navegadores da web ou o iPhone.
Os novos sistemas de geração de vídeo podem acelerar o trabalho de cineastas e outros artistas digitais, tornando-se uma maneira nova e rápida de criar desinformação online difícil de detectar, tornando ainda mais difícil dizer o que é real na internet, segundo reportagem do New York Times.
Os sistemas são exemplos do que é conhecido como IA generativa, que pode criar instantaneamente texto, imagens e sons. Outro exemplo é o ChatGPT, o chatbot online feito por uma start-up de São Francisco, a OpenAI, que surpreendeu a indústria de tecnologia com suas habilidades no final do ano passado.
Google e Meta, empresa controladora do Facebook, revelaram os primeiros sistemas de geração de vídeo no ano passado, mas não os compartilharam com o público porque temiam que os sistemas pudessem ser usados para espalhar desinformação com velocidade e eficiência recém-descobertas.
Agora o arquiteto de software Ian Sansavera, da start-up de Nova York Runway AI, convidou pessoas para testar o sistema que ele está desenvolvendo. O repórter o NYT acompanhou quando ele digitou uma breve descrição do que queria ver em um vídeo: “Um rio tranquilo na floresta”. Menos de dois minutos depois, o serviço experimental gerou um pequeno vídeo de um rio tranquilo em uma floresta, com água corrente brilhando ao sol enquanto as águas corriam entre árvores, samambaias e rochas.
Tecnologia de geração de vídeos revoluciona a inteligência artificial
O executivo-chefe da Runway, Cris Valenzuela, disse acreditar que a tecnologia é importante demais para ser mantida em um laboratório de pesquisa, apesar de seus riscos. “Esta é uma das tecnologias mais impressionantes que construímos nos últimos cem anos”, disse ele. “Você precisa ter pessoas realmente usando isso.”
A capacidade de editar e manipular filmes e vídeos não é novidade. Os cineastas fazem isso há mais de um século. Nos últimos anos, pesquisadores e artistas digitais têm usado várias I.A. tecnologias e programas de software para criar e editar vídeos que geralmente são chamados de vídeos deepfake.
Mas sistemas como o que a Runway desenvolveu poderiam, com o tempo, substituir as habilidades de edição com o apertar de um botão, segundo o jornal.
A tecnologia da Runway gera vídeos a partir de qualquer descrição curta. Para começar, basta digitar uma descrição da mesma forma que digitaria uma nota rápida.
Isso funciona melhor se a cena tiver alguma ação – mas não muita ação – algo como “um dia chuvoso na cidade grande” ou “um cachorro com um celular no parque”. Pressione enter e o sistema gera um vídeo em um ou dois minutos.