close

Mais de 99% dos mortos por covid nos EUA não foram vacinados

As mortes despencaram de mais de 3.400 dias em média em meados de janeiro, para 300 por dia, e país discute as "mortes evitáveis"

Vista aérea de Nova York

Cerca de 63% de todos os americanos acima de 12 anos de idade receberam pelo menos uma dose | Foto: Getty Images

Uma análise da agência de notícias Associated Press com base em dados de maio do governo dos Estados Unidos mostra que infecções entre os não vacinados responsáveis ​​por menos de 1.200 das mais de 853.000 hospitalizações por covid-19. Isso representa cerca de 0,1%.

Segundo os dados, 99,2% das mortes por covid-19 nos Estados Unidos são de pessoas que não foram vacinadas.

E apenas cerca de 150 das mais de 18.000 mortes por covid-19 em maio ocorreram em pessoas totalmente vacinadas. Isso se traduz em cerca de 0,8%, ou cinco mortes por dia, em média.

Mortes despencam com vacinação

As mortes nos EUA despencaram de um pico de mais de 3.400 dias em média em meados de janeiro, um mês após o início da campanha de vacinação, para 300 por dia.

Cerca de 63% de todos os americanos elegíveis à vacina contra covid-19 – aqueles com 12 anos ou mais – receberam pelo menos uma dose, e 53% estão totalmente vacinados.

Embora a vacina permaneça escassa em grande parte do mundo, a oferta dos EUA é tão abundante e a demanda caiu tão drasticamente que as vacinas permanecem sem uso. Parte das vacinas estão sendo doadas a outros países, inclusive para o Brasil.

Ali Mokdad, professor de ciências métricas de saúde da Universidade de Washington, em Seattle, disse que a modelagem sugere que o país atingirá 1.000 mortes por dia novamente no próximo ano, por causa dos não vacinados.

Crescem as hospitalizações e mortes de não vacinados

No Arkansas, que tem uma das taxas de vacinação mais baixas do país, com apenas cerca de 33% da população totalmente protegida, os casos, hospitalizações e mortes estão aumentando.

“É triste ver alguém ir para o hospital ou morrer quando isso pode ser evitado”, tuitou o governador Asa Hutchinson, enquanto instava as pessoas a tomarem suas vacinas.

No condado de King, em Seattle, o departamento de saúde pública contabilizou apenas três mortes durante um período recente de 60 dias em pessoas que foram totalmente vacinadas. O restante, cerca de 95% de 62 mortes, não tinha vacina.

Na área de St. Louis, mais de 90% dos pacientes hospitalizados com covid-19 não foram vacinados, disse o médico Alex Garza, administrador de um hospital que dirige uma força-tarefa na área metropolitana sobre o surto. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra