close

10 fatos da campanha do Brasil nos Jogos Paralímpicos

Com a maior delegação da história fora de território nacional, País iguala e estabelece novos recordes nas Paralimpíadas de Tóquio

Jogadores de futebol de 5 do Brasil comemorando vitória nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Além de igualar a melhor posição no quadro de medalhas e no número de pódios, a delegação brasileira estabeleceu novo recorde de medalhas de ouro | Foto: Alê Cabral/CPB

O Brasil encerrou oficialmente sua participação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Esta foi a melhor campanha brasileira na história do evento.

Além de igualar a melhor posição no quadro de medalhas e no número de pódios, a delegação brasileira estabeleceu novo recorde de ouros.

Confira 10 fatos sobre a participação histórica do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio:

  1. Quadro de medalhas
    No último dia de Jogos, a prata da maratona com Alex Douglas da Silva garantiu o Brasil na 7ª posição no quadro de medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, igualando a melhor campanha que, até então, havia sido a de Londres 2012.

  2. Mais ouros em uma só edição
    Foram 22 medalhas douradas no Japão, uma a mais do que a missão em Londres 2012.

  3. Número total de medalhas
    Além do recorde de ouros, a delegação brasileira faturou ao todo 72 pódios, chegando à mesma marca conquistada na Rio 2016.

  4. Maior delegação fora do Brasil
    Assim como nos Jogos Olímpicos, a equipe brasileira na Paralimpíadas foi a mais numerosa fora do território nacional, com 259 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros e goleiros): 163 homens e 96 mulheres. Em Londres, foram 178 atletas. Já na Rio 2016, foram 286 competidores classificados em todas as modalidades.

  5. Melhor participação feminina da história
    Elas brilharam como nunca pelo Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, com 26 medalhas, sendo 7 ouros, 7 pratas e 12 bronzes. Adicionalmente, participaram de três pódios mistos na natação. A campanha feminina brasileira supera com sobra os 5 ouros de Sydney 2000 e as 19 medalhas ao todo no Rio de Janeiro, há cinco anos.

  6. Recorde de modalidades consagradas
    Os atletas brasileiros medalharam em 14 modalidades no Japão, novo recorde. Antes, a melhor marca havia sido na Rio 2016, quando foram 13 modalidades.

  7. O 100º ouro
    O Brasil chegou à sua 100ª medalha de ouro na história dos Jogos Paralímpicos, na noite do dia 30 de agosto. O responsável pela marca foi o fundista Yeltsin Jacques, do Mato Grosso do Sul, campeão na prova de 1.500m da classe T11 (cegos).

  8. 5 ouros em um único dia
    Em 27 de agosto, o Brasil igualou nos Jogos Paralímpicos de Tóquio o recorde de subir ao ponto mais alto do pódio por cinco vezes. A marca foi alcançada também em Londres 2012. O atletismo foi a modalidade que obteve mais douradas, com quatro campeões paralímpicos: Yeltsin Jacques (5.000m pela classe T11), Silvânia Costa (salto em distância pela classe T11), Petrúcio Ferreira (100m rasos pela classe T47) e Wallace dos Santos (arremesso de peso pela classe F55). O outro primeiro lugar no pódio do país aconteceu na natação, com a vitória de Wendell Belarmino nos 50m livre da classe S11.

  9. Ouros inéditos
    O País conquistou medalhas douradas pela primeira vez em cinco modalidades: judô, goalball, canoagem, taekwondo e halterofilismo. Até os Jogos de Tóquio, aliás, o Brasil só havia subido no pódio em modalidades coletivas com o futebol de 5, história reescrita com o goalball.

  10. Hegemonia no futebol de 5
    Absoluto e incontestável. Assim é o justo de se definir a seleção brasileira de futebol de 5, que se sagrou pentacampeã paralímpica em Tóquio. Desde que o futebol de 5 passou a fazer parte do programa paralímpico, em Atenas 2004, o Brasil sempre foi campeão e nunca perdeu sequer uma partida. Agora, são 27 jogos da Seleção, em cinco edições paralímpicas, com 21 vitórias e seis empates. Em Tóquio, em cinco jogos, foram 13 gols marcados e nenhum sofrido.

(Com Comitê Paralímpico Brasileiro)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra