close

Brasil registra a maior queda de casos e mortes por covid-19 neste ano

De acordo com a Fiocruz, são agora 12 semanas consecutivas de diminuição no número de mortes em decorrência da doença

Enfermeira olhando para idoso deitado em maca, alusivo à internação por covid-19

Taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 se encontra no melhor cenário desde que foi iniciado o monitoramento pela Fiocruz | Foto: Getty Images

Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram que o número de casos e óbitos por covid-19 teve a maior queda desde o início de 2021.

Na semana que compreende os dias entre 5 e 11 de setembro (a última analisada pela fundação), o País teve uma média de 15,9 mil casos e 460 óbitos diários da doença.

Neste período, houve redução de 3,8% no número de mortes por dia, informa a Fiocruz.

Com isso, o Brasil registra agora 12 semanas consecutivas de diminuição do número de mortes.

Adicionalmente, desde julho o País vem mantendo um ritmo de redução média de 1,5% ao dia no número de casos e óbitos por covid-19.

Leitos de UTI

De acordo com a Fiocruz, a taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) de covid-19 para adultos se encontra no melhor cenário desde que foi iniciado o monitoramento do indicador.

Apenas uma capital está com taxa superior a 80%: o Rio de Janeiro (82%).

Duas estão na zona de alerta intermediária: Boa Vista (76%) e Curitiba (64%)

Apesar de tendências de melhora no quadro da pandemia no País, a Fiocruz alerta que sete Estados ainda estão com taxas acima de 5 casos por 100 mil habitantes – patamar considerado muito alto pela fundação:

  • Rio de Janeiro

  • São Paulo

  • Minas Gerais

  • Paraná

  • Santa Catarina

  • Goiás

  • Distrito Federal

Covid-19 em idosos

Contudo, o cenário atual mostra que, uma vez beneficiada de forma mais homogênea com a vacinação, a população tende a ter relativamente mais casos graves e fatais entre idosos, diz a Fiocruz.

Segundo a instituição, após o início da vacinação entre adultos jovens, esta é a primeira vez em que a mediana dos três indicadores – internações gerais, internações em UTI e óbitos – está novamente acima dos 60 anos.

Isto significa que mais da metade de casos graves e fatais ocorrem entre idosos.

No total, 54,4% das internações e 74,2% dos óbitos ocorrem entre idosos.

Imunização

Segundo dados do MonitoraCovid-19, compilados pela Fiocruz com base nas informações das secretarias estaduais de Saúde, cerca de 214 milhões de doses de vacinas já foram administradas no País.

Isso representa a imunização de 86% da população com a primeira dose e 47% da população com o esquema de vacinação completo, considerando a população adulta (acima de 18 anos).

Com exceção de Roraima, os demais Estados vacinaram mais de 70% da população acima de 18 anos com ao menos uma dose do imunizante e pelo menos 30% da população com segunda dose ou dose única.

Mato Grosso do Sul apresenta a menor diferença entre a primeira e a segunda doses aplicadas, com percentual de primeira dose de 90% e segunda superior a 66%, segundo a Fiocruz.

São Paulo apresenta o maior percentual de primeiras doses aplicadas, com 99% da população adulta com uma dose do imunizante e mais de 58% da com a segunda.

A situação de Roraima preocupa, com 68% da população vacinada com primeira dose e 23% com a segunda.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra