close

Agência de risco Fitch rebaixa nota de crédito da Evergrande

Agência de classificação de risco de crédito rebaixa nota da gigante chinesa Evergrande diante do risco de atrasos no pagamento de juros

Prédios na China

A Fitch fez uma análise das possibilidades de recuperação de valores pelos credores da Evergrande em caso de falência | Foto: Getty Images

A agência de classificação de risco Fitch reduziu para ‘C’ (calote próximo) a nota de crédito em moeda estrangeira da incorporadora imobiliária chinesa Evergrande e de suas subsidiárias Hengda Real Estate e Tianji Holding. A nota anterior era ‘CC’.

Segundo a agência classificadora de risco, o corte da nota da Evergrande reflete a probabilidade de que a Evergrande tenha deixado de pagar juros referentes a uma emissão de títulos de dívida denominada em dólares na semana passada.

De acordo com a Fitch, não há informações de que a incorporadora tenha realizado o pagamento, o que deu partida a um período de 30 dias até que o calote seja declarado oficialmente.

Fitch analisou risco de falência da Evergrande

A Fitch fez uma análise das possibilidades de recuperação de valores pelos credores da Evergrande em caso de falência da companhia. A empresa provavelmente seria liquidada, de acordo com os analistas, porque é uma companhia de negociação de ativos. Este cenário assume que tanto a Evergrande quanto a Hengda faliriam caso o calote fosse confirmado.

Dados os graus de dificuldade na venda dos principais ativos do grupo, a Fitch atribuiu uma nota de recuperação de ‘RR6’ para os títulos da Evergrande. Segundo definição da própria agência, emissores neste grau de avaliação têm características consistentes com uma recuperação de valores muito baixa, entre 0% e 10% do valor original dos títulos e dos juros a eles associados, em caso de calote.

A análise da Fitch não leva em consideração a venda de uma fatia das ações que a Evergrande detém no Shengjing Bank, anunciada na terça-feira passada, e com a qual a incorporadora pretende levantar US$ 1,55 bilhão em recursos.

Bolsa de Hong Kong sobe com notícia de acordo da incorporadora

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quarta-feira, 29, após os mercados acionários de Nova York sofrerem fortes perdas ontem em meio a um avanço nos juros dos Treasuries. A exceção foi a de Hong Kong, impulsionada por notícia de que a endividada gigante do setor imobiliário chinês Evergrande fechou um acordo bilionário para a venda de uma fatia num banco comercial.

O índice japonês Nikkei sofreu queda de 2,12% em Tóquio hoje, a 29.544,29 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 1,22% em Seul, a 3.060,27 pontos, e o Taiex caiu 1,90% em Taiwan, a 16.855,46 pontos.

Na China continental, as perdas também vieram na esteira de cortes de energia que estão levando analistas a reduzir suas projeções de crescimento para a segunda maior economia do mundo. O Xangai Composto teve baixa de 1,83%, a 3.536,29 pontos, e o Shenzhen Composto apresentou perda ainda mais expressiva, de 2,29%, a 2.347,16 pontos.

Na terça, as bolsas de Nova York fecharam com quedas em torno de 1,6% a 2,8%, à medida que os juros dos Treasuries avançaram com a percepção de que o momento de o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) iniciar o chamado “tapering” – ou gradual redução de compras de ativos – está cada vez mais próximo. Na semana passada, o presidente do Fed, Jerome Powell, sinalizou que o tapering poderá ser anunciado em novembro.

Em Hong Kong, por outro lado, o Hang Seng avançou 0,67% hoje, a 24.663,50 pontos, uma vez que a ação local da problemática Evergrande saltou 14,98% após a incorporadora revelar que uma de suas unidades chegou a um acordo para vender participação de quase 20% no Shengjing Bank, por cerca de US$ 1,5 bilhão.

O PBoC, como é conhecido o banco central chinês, continua fazendo agressivas injeções de capital no sistema financeiro, atento aos desdobramentos da crise da Evergrande.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho, seguindo o tom predominante da Ásia. O S&P/ASX 200 caiu 1,08% em Sydney, a 7.196,70 pontos.  (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra