close

CVC comunica a CVM que continua com sistemas afetados por ataque hacker

Site e central de atendimento ao cliente da operadora de turismo CVC foram afetados após ataque hacker de ransomware, informou a empresa

hacker cvc

A empresa esclarece que o embarque de clientes com viagens marcadas não foi afetado | Foto: Getty Images

A CVC Brasil informa que, em razão do ataque de “ransomware” sofrido em seu ambiente de tecnologia em 2 de outubro, alguns de seus sistemas permanecem interrompidos, afetando adversamente as suas operações.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia afirma que, em conjunto com assessores especializados em tecnologia e em segurança da informação, tem atuado de forma diligente para mitigar os efeitos causados.

“Todos os esforços vêm sendo envidados, estando a CVC Corp empenhada em apurar a extensão do incidente, limitar os danos causados e restabelecer o pleno funcionamento do ambiente de tecnologia. Entretanto, ainda restam importantes etapas para a retomada da operação”, diz a empresa.

O site da CVC sofreu um sofreu um ataque hacker no sábado, dia 2. O site da CVC Corp, holding da operadora de turismo ficou fora do ar, assim como a central de atendimento.

O embarque de clientes com viagens marcadas e as reservas confirmadas não foram prejudicados, segundo o comunicado que aparece no portal da agência.

A empresa informa que acionou seus protocolos de segurança e está atuando para mitigar os efeitos da invasão. Não há informações de que tipo de informações do sistema foram acessadas, mas a central de atendimento da companhia está temporariamente indisponível.

Em nota, a companhia diz que “priorizará as investigações internas e a segurança de seus clientes, parceiros e negócio antes de restabelecer totalmente seus sistemas e serviços”.

Outras empresas brasileiras, como JBS e Lojas Renner, foram vítimas de cibercrimes este ano. Nos ataques do tipo ransomware, os invasores restringem o acesso ao sistema infectado e cobram resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido.

Saiba mais

Comunicado oficial da CVC sobre o ataque hacker

“Comunicado importante: A CVC Corp informa que foi vítima de um ataque cibernético. A empresa prontamente ativou todos os seus protocolos de segurança. Neste momento, a companhia está atuando de forma diligente para mitigar os efeitos do ocorrido e preservar a continuidade dos seus negócios.

A empresa esclarece que o embarque de clientes com viagens marcadas e as reservas confirmadas não foram impactadas.

A empresa informa também que a central de atendimento está temporariamente indisponível.

A CVC Corp lamenta o ocorrido e em nome da transparência com clientes, colaboradores, parceiros, franqueados, agentes de viagens e com o mercado manterá comunicações subsequentes assim que mais informações forem apuradas.”

O que é o ransomware?

O ransomware é um tipo de ameaça digital que tem por objetivo sequestrar as informações das vítimas. Nesse sentido, o sequestro acontece assim que criminosos acessam essas informações e as criptografam.

Assim a vítima do ransomware só pode ter novamente acesso aos dados após o pagamento de um resgate.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra