close

Lego remove o viés de gênero de seus blocos de montar

Fabricante dinamarquesa de blocos de montar decidiu eliminar referências de gênero nos brinquedos Lego e deixar as crianças livres para decidir

Lego

A Lego disse que está comprometida em tornar a marca mais inclusiva e garantir que as ambições criativas das crianças não sejam limitadas por estereótipos de gênero | Foto: Divulgação

A fabricante dinamarquesa de brinquedos Lego anunciou, em comunicado oficial, que vai eliminar as referências de gênero entre seus famosos conjuntos de blocos de montar.

A decisão foi tomada depois que uma nova pesquisa e um estudo encomendado pela Lego descobriu que “as meninas hoje se sentem cada vez mais confiantes para se envolver em todos os tipos de brincadeiras e atividades criativas, mas permanecem retidas pelos estereótipos de gênero arraigados da sociedade à medida que envelhecem”.

O estudo realizado pelo Instituto Geena Davis em reconhecimento ao Dia Internacional da Garota da ONU também marcou o lançamento da nova campanha “Ready for Girls” da Lego, que celebra meninas que reconstroem o mundo através da solução criativa de problemas.

Decisão da empresa foi baseada em pesquisa e estudo de mercado | Foto: Reprodução

Lego diz que referências de gênero podem afastar as crianças

A empresa disse que as referências de gênero afastam as crianças pelo medo de ser ridicularizadas ao brincar com um brinquedo indicado para o sexo oposto. A explicação foi apresentada por Madeline Di Nonno, CEO do Instituto Geena Davis, ao portal “Good Morning America“.

De acordo com a pesquisa, 4 em cada 10 meninas e quase 3 em cada 4 meninos entrevistados disseram que se sentiam desconfortáveis em brincar com brinquedos presumivelmente voltados para o sexo oposto.

A Hasbro, outra gigante do setor de brinquedos, renomeou seu icônico brinquedo Mr. Potato Head no início deste ano e introduziu uma nova família de cabeças de batata neutras em gênero. E em 2019, a Mattel lançou sua primeira boneca de gênero neutro.

Uma lei da Califórnia assinada pelo governador Gavin Newsom no fim de semana obriga grandes lojas de departamento a exibir produtos como brinquedos e escovas de dentes de maneira neutra em termos de gênero.

Lego disse que está comprometida em tornar a marca mais inclusiva e garantir que as ambições criativas das crianças não sejam limitadas por estereótipos de gênero. “Sabemos que há muito trabalho a ser feito e é por isso que trabalharemos em estreita colaboração com o Instituto Geena Davis sobre Gênero e com a Unicef para garantir que os produtos LEGO e o marketing sejam acessíveis a todos e livres de preconceitos de gênero e estereótipos prejudiciais.”

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra