close

Governo federal requisita vacinas do Butantan

Após a Índia cancelar envio de vacinas da AstraZeneca, Ministério da Saúde agora quer imunizantes produzidos em São Paulo

Aviao da Gol preparado para buscar vacinas

Avião da Gol estava no Recife adesivado com o personagem Zé Gotinha pronto para partir para a Índia / Foto: Divulgação

Depois que o governo da Índia desistiu de fornecer um lote de 2 milhões de doses de vacinas da Astrazeneca/Oxford ao Brasil, o Ministério da Saúde requisitou seis milhões de doses da vacina que está sendo produzida em São Paulo pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

A vacina do Instituto Butantan vem sendo criticada pelo presidente Jair Bolsonaro. Mas, apesar das críticas ao índice de eficácia de 50,38%, agora o governo Federal terá de promover o início da vacinação com o imunizante.

A índia desistiu do envio das vacinas ao Brasil diante de pressões políticas internas para garantir a vacinação no país. A Índia inicia a vacinação de 600 milhões de pessoas neste sábado, 16.

Ministério quer estrega “imediata”

O recuo da Índia frustrou a expectativa do governo federal, que havia preparado um plano para que o imunizante chegasse ao País até domingo, 17, a tempo de ser usado no início da vacinação em todo o país, prevista para quarta-feira, 20.

Após a resposta dos indianos, o Ministério da Saúde solicitou nesta sexta-feira, 15, a entrega “imediata” de seis milhões de doses da Coronavac pelo Instituto Butantan.

O Instituto Butantã, por sua vez, respondeu que vai liberar o imunizante assim que houver autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e questionou a quantidade de vacinas que será destinada ao Estado de São Paulo, além da data e horário em que será iniciada a campanha de vacinação “simultaneamente” em todo o País.

Em novo ofício ao Butantã, o Ministério da Saúde não respondeu às perguntas e afirmou que é sua a responsabilidade pela elaboração, atualização e coordenação do Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a covid-19.

Mesmo com a recusa da Índia em enviar as doses, não está descartada a possibilidade de a vacinação começar apenas com a Coronavac.

Em nota oficial, o Ministério da Saúde informou que o avião da Azul, que deveria ir buscar as vacinas indianas, partiria do Recife para Campinas (SP), para carregamento de cilindros de oxigênio que serão transportados a Manaus (AM) neste sábado, 16.

O avião já havia partido de São Paulo para Recife, de onde seguiria para a Índia adesivado com o logotipo da campanha federal de vacinação e o personagem Zé Gotinha, utilizado em todas as campanhas de vacinação do país.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra