close

Manaus transfere doentes para outras capitais

Governo do Amazonas transfere 235 vítimas da covid-19 para outros estados diante da crise de falta de leitos e oxigênio na capital

Pacientes sendo colocados em avião da FAB

Aeronaves da Força Aérea Brasileira com capacidade de 25 pacientes deitados em macas estão sendo usadas / Foto: AE

O governo do Amazonas decidiu transferir 235 pacientes com covid-19 da rede pública hospitalar de Manaus para sete estados e para o Distrito Federal.

As transferências foram decididas diante da crise provocada pela superlotação nos hospitais da cidade, onde existe a suspeita de uma nova cepa do vírus mais contagiosa.

Um primeiro grupo que estava na internado na rede estadual já foi removido para continuar o tratamento na capital piauiense, Teresina, informou o governo nesta -sexta-feira, 15.

Segundo o Ministério da Saúde, as transferências estão sendo feitas por via aérea e estão garantidos 149 leitos: 40 em São Luís; 30 em Teresina; 15 em João Pessoa; 10 em Natal; 20 em Goiânia; 4 em Fortaleza; 10 em Recife e 20 no Distrito Federal.

Os pacientes que serão trasladados atendem a critérios clínicos definidos pela equipe médica. O transporte será feito em parceria com o Ministério da Defesa por duas aeronaves da Força Aérea Brasileira com capacidade de 25 pacientes deitados em macas.

Cresce a ocupação nos hospitais

Teresina é a primeira capital que receberá pacientes de covid-19 transferidos de Manaus. O estado do Piauí tem atualmente 52,1% de ocupação em leitos de UTI (146) e conta com 134 leitos disponíveis. Até o momento, o estado já registrou 2.930 mortes provocadas pelo novo coronavírus.

Segundo o governo do Piauí, o estado tem 801 leitos ativos (entre UTI e enfermaria). Atualmente, os leitos de covid-19 estão 44% ocupados. O sistema informa que há 153 leitos de UTIs ocupados e outros 152 disponíveis.

De acordo com o Painel Covid-19 atualizado pelo governo do Maranhão, o estado tem 62,22% dos leitos exclusivos para o novo coronavírus ocupados. Atualmente, há 84 leitos livres, o correspondente a 37,78%.

O estado registra 245 pacientes internados por coronavírus em leitos de UTI na rede pública hospitalar.Dados da Secretaria de Saúde da Paraíba apontam que o estado tem 801 leitos ativos (entre UTI e enfermaria). Atualmente, os leitos para covid-19 estão 44% ocupados.

O sistema informa que há 153 leitos de UTIs ocupados e outros 152 disponíveis. O município com maior número de leitos é João Pessoa, com 139 leitos de enfermaria e 59 leitos de UTI.

Leitos bloqueados

O Rio Grande do Norte tem atualmente 64,29% dos leitos de UTI para tratamento de covid-19 na rede pública hospitalar ocupados. Segundo o governo do estado, 11 leitos de UTI e 9 leitos clínicos estão bloqueados para atendimento de pacientes.

Esse bloqueio pode ser realizado por fatores como manutenção, rede de gases em manutenção, vazamentos ou falta de pessoal.A secretaria de Saúde do estado de Goiás informou que a taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento de covid-19 estão com taxa de ocupação de 59,29%.

A capital goiana tem 295 leitos, dos quais 197 estão ocupados (66,78%). O município deve receber cerca de 20 pacientes de Manaus.

Segundo o governo do Ceará, no estado os leitos de UTI registram uma ocupação de 64,8% e estão com tendência de alta. Os dados disponíveis no sistema, contudo, ainda são referentes à dezembro de 2020.

Os dados sobre internação em Pernambuco englobam informações sobre pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e indicam que há uma ocupação de 83% dos leitos de UTI na rede hospitalar do estado, com 973 pessoas em tratamento.

Outros 892 pacientes ocupam leitos de enfermaria nos hospitais para tratamento de covid-19.A capital federal deve receber cerca de 20 pacientes de Manaus.

Atualmente, o Painel Covid-19 no Distrito Federal registra 68,12% de ocupação em leitos públicos com suporte de ventilação mecânica. A rede inclui leitos em hospitais particulares do DF. Segundo o sistema, quase 80% dos pacientes permanecem até 15 dias em internação.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra