close

Direção autônoma da Tesla reduz acidentes em 7 vezes

Empresa registra uma ocorrência a cada 3,45 milhões de milhas rodadas. EUA têm um acidente a cada 484 mil milhas no geral

Modelo S, da Tesla, em estrada para foto comercial

Segundo a Tesla, Modelo S (foto), Modelo X e Modelo 3 são os carros mais seguros dos Estados Unidos | Foto: Tesla/Divulgação

A Tesla divulgou relatório que aponta que o sistema de direção autônoma da empresa, o Autopilot, reduz em até sete vezes o risco de acidentes.

O sistema consiste em uma inteligência artificial que apoia o motorista nas decisões durante chuva, neblina e neve, além de situações simples como uma troca de faixa na estrada.

O Autopilot funciona com diversas câmeras com visão 360 graus e 12 sensores ultrassônicos, que permite até 250 metros de alcance de visão.

Embora a Tesla deva lançar em breve a versão totalmente autônoma do Autopilot – batizada de Full Self-Driving (FSD) – a empresa alerta que seus veículos ainda precisam de 100% da atenção humana.

A montadora controlada pelo bilionário Elon Musk bateu recorde de entrega de veículos, em 2020. No mesmo ano, a Tesla se tornou a montadora mais valiosa do mundo.

Mais segurança por milha rodada

A produtora de veículos elétricos publica dados sobre os acidentes com seus automóveis desde 2018.

Na mesma página, são encontradas informações sobre incêndios com os veículos.

O último relatório divulgado pela Tesla, sobre o quarto trimestre de 2020, mostra que o Autopilot está ligado diretamente à redução de chances de acidentes.

Foi registrado um acidente para cada 3,45 milhões de milhas rodadas pelos motoristas que usam todos os recursos do sistema de direção autônoma.

Já para os proprietários de um Tesla que conduziram sem lançar mão do sistema, o registro foi de uma ocorrência a cada 2,05 milhões de milhas.

Tesla x outras marcas

No mesmo reporte sobre acidentes, a Tesla usa dados da Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados unidos (NHTSA) como base de comparação.

A companhia cita que a NHTSA tem registrado no geral um acidente com automóvel nos EUA a cada 484 mil milhas percorridas.

Para reforçar o argumento da segurança de seus carros, a Tesla também divulga em sua página de relatórios quais os modelos mais seguros.

De acordo com a empresa, o Modelo S, o Modelo X e o Modelo 3 alcançaram a menor probabilidade geral de lesão de qualquer veículo já testado pelo Programa de Avaliação de Novos Carros do governo dos EUA.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra