close

Touro dourado é retirado da porta da Bolsa de Valores

Para Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, estátua fere a Lei da Cidade Limpa

Touro

Versão brasileira do ‘Touro de Wall Street’ foi multada e terá de ser removida da Rua XV de Novembro, em São Paulo | Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

A Bolsa de Valores (B3) retirou por volta das 22hs de terça-feira, 23, a estátua Touro de Ouro, instalada em frente ao prédio no Centro de São Paulo.

A retirada foi após a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), anunciar que vai multar a empresa responsável por falta de licença urbanística.

A obra foi embalada em plásticos para evitar danos ao ser içada por um guindaste e levada para local não informado.

Após a retirada do touro, a porta principal da B3 e parte da calçada foi vandalizada com tinta vermelha, em mais um protesto contra o ícole copiado da Bolsa de Nova York.

Segundo a comissão, a instalação ocorreu sem a devida licença infringiu os artigos 39 e 40 da Lei Cidade Limpa.

Além da multa, a comissão decidiu pela remoção da estátua por considerar que ela tem elementos de peça publicitária. A votação foi de cinco votos favoráveis à remoção, quatro contra e uma abstenção.

O valor de multa, de acordo com a CPPU, deve ser definido pela Subprefeitura da Sé, que é responsável pela área onde o monumento está instalado.

Imitação do touro dourado de Wall Street motivou protestos

A peça imitando o Touro Dourado de Wall Street foi alvo de polêmica desde a sua inauguração, na semana passada. A estátua recebeu intervenções em protesto à falta de representatividade da situação econômica e social do Brasil.

A escultura “Charging Bull” (touro atacando), conhecida como Touro de Wall Street, no distrito financeiro de Manhattan, na cidade de Nova York é feita de bronze e foi inaugurada em 1989.

A versão nacional foi instalada na rua XV de Novembro, no centro da capital paulista, onde fica a bolsa brasileira. A B3 informou na manhã de inauguração que a estátua reproduz as características da peça original, que possui 3,4 metros de altura e 4,9 metros de comprimento.

Seus autores, que no lançamento destacavam a semelhança com a escultura de Nova York, porém, passaram a negar que se trata de cópia. Um dos argumentos dos responsáveis para a autencidade foi a escolha para o material: isopor.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra