close

Natal e Black Friday foram insuficientes para puxar produção da indústria

Queda na demanda e dificuldades no processo de produção por falta de peças impediram crescimento esperado da indústria no fim do ano

indústria

Muitas industriais foram obrigadas a dar férias coletivas ou reduzir a jornada de trabalho por falta de peças | Foto: Getty Images

As encomendas do comércio para as vendas de Natal e Black Friday foram suficientes para impulsionar a produção da indústria neste fim de ano. O desempenho do setor industrial em outubro permaneceu negativo, afetado tanto por problemas de oferta quanto de demanda, segundo André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao longo do segundo semestre, tradicionalmente aumentam as encomendas do varejo à indústria, por itens para as promoções e festas de fim de ano.

A produção industrial recuou 0,6% em relação a setembro, depois de já ter encolhido nos quatro meses anteriores.

Demanda fraca e desarticulação da cadeia produtiva afetaram indústria

Segundo o IBGE, o processo de produção sofreu desarticulação da cadeia produtiva por falta de componentes, matérias-primas e insumos básicos. Isso encarece processo de produção. Muitas industriais foram obrigadas a dar férias coletivas ou reduzir a jornada de trabalho, como no setor automobilístico.

Pelo lado da demanda, a corrosão da renda das famílias por causa da inflação elevada e os aumentos de preços e do crédito também abalaram o setor industria, assim como o desemprego elevado e a precarização de postos de trabalho

Para além disso tudo, há fatores pontuais que ajudam a explicar algumas atividades, como os efeitos climáticos adversos afetando a cana-de-açúcar e a restrição à carne bovina, devido ao embargo da China às exportações brasileiras.

A queda na produção industrial em outubro ante setembro fez o setor acumular uma perda de 3,7% em cinco meses de recuos consecutivos, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM). Dos dez primeiros meses de 2021, a indústria cresceu em apenas dois deles: janeiro (0,2%) e maio (1,2%). (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra