close

Ações da Evergrande sobem após nomeação de executivo de estatal chinesa

Construtora mais endividada do mundo nomeou, como diretor, o presidente da uma das maiores administradoras de dívidas da China

Fachada da construtora Evergrande iluminada com letras em alfabeto arábico e chinês, alusivo à recuperação de suas ações

Fonte do mercado acredita que a nomeação pode ser um sinal de que a Evergrande está perto de garantir investimentos da China Cinda | Foto: Getty Images

As ações da China Evergrande Group tiveram forte alta na Bolsa de Hong Kong nesta segunda-feira, 24, após a incorporadora nomear um executivo da estatal China Cinda Asset Management para o seu Conselho de Administração.

O anúncio é um sinal de que a empresa está fazendo progressos em direção a uma resolução da crise de liquidez que enfrenta desde o ano passado.

O papel da companhia, que é a construtora mais endividada do mundo, chegou a disparar 13%, mas arrefeceu os ganhos e terminou a sessão em alta de 3,91%.

No domingo, 23, a Evergrande informou que nomeou Liang Senlin, presidente da unidade da China Cinda em Hong Kong, como diretor não executivo.

Um analista de Hong Kong disse que a nomeação pode ser um sinal de que a gigante imobiliária chinesa está perto de garantir investimentos da China Cinda, uma das maiores administradoras estatais de dívidas do país.

Desde o segundo semestre de 2021, as ações da Evergrande têm sofrido com forte desvalorização dada a crise de liquidez vivida pela companhia.

Nesse tempo, a empresa já sofreu consequências com o atraso no pagamento de títulos a investidores internacionais, tendo notas de crédito rebaixadas por agência especializadas.

Houve inclusive a necessidade da gigante vender participação em outros negócios, como em um banco e em uma produtora de filmes. (Com AE)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra