close

Balanços do setor de saúde refletem alívio anterior à ômicron

Empresas do setor devem apresentar trimestre mais normalizado, diante da redução temporária de infecções que precedeu a onda de ômicron

Saúde

O Safra prevê um ambiente geral melhor nos balanços das operadoras de saúde, hospitais e laboratórios | Foto: Getty Images

Com a redução temporária da pandemia nos últimos meses do ano passado, antes da onda de ômicron atingir o Brasil, a expectativa era de um trimestre com sazonalidade mais normalizada para as empresas do setor de saúde.

O Banco Safra prevê um ambiente geral melhor para as operadoras de saúde nos balanços referentes ao 4º trimestre de 2021, e também para os hospitais e laboratórios.

Saiba mais

Com menos infecções naquele período, o mercado deve observar volumes sequencialmente menores de testes relacionados à covid para os laboratórios, menores taxas de ocupação para hospitais e menor sinistralidade para operadoras de saúde.

Lembrando que a pandemia havia perdido bastante força no trimestre, tendência que mudou apenas na segunda quinzena de dezembro, o que não deve ser suficiente para trazer um impacto material nos números dos últimos trimestres.

O Safra acredita que os destaques em termos de crescimento orgânico de receita e melhoria sequencial de margem devem ser Hapvida, Qualicorp e SulAmérica.

Por outro lado, os laboratórios Alliar, Hermes Pardini e Fleury devem enfrentar maiores ventos contrários pelas bases de comparação mais difíceis.

Dentro de uma estratégia de valor no setor de saúde, o Safra destaca as units da SulAmérica, que oferecem valuation atraente, bem como uma sólida tendência operacional, pois apresentam bom crescimento orgânico, esão favorecidas por ventos favoráveis e sem risco com o aumento das taxas de juros.

Do lado do crescimento, o Safra destaca a perspectiva de risco e retorno para as ações da Rede D’Or, com crescimento razoavelmente bem gerenciável, pois aproximadamente 50% dele vem de projetos de expansão orgânica com grande transparência em cada projeto.

A outra metade depende de M&A e é diluída entre vários projetos relativamente pequenos. Conta ainda o sólido histórico de execução.

Confira abaixo as estimativas do Safra para os balanços do setor de saúde no 4º trimestre de 2021

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra