close

Banco Central alerta para novo golpe do Pix

Golpistas espalham mensagens sobre suposto "bug" do sistema que permitiria receber o dobro do valor enviado para determinadas chaves

Pix

Sistema de pagamento sinstantâneo criado pelo Banco Central transfere valores entre contas em poucos segundos | Foto: Divulgação

Golpistas estão usando o Pix, novo sistema de pagamentos lançado em novembro passado, para enganar correntistas.

Os golpistas espalham mensagens com a falsa informação de que é possível ganhar o dobro do dinheiro enviando valores para determinadas chaves aleatórias do sistema.

As mensagens incluem vídeos onde aparentemente o golpe funciona, por causa de um suposto “bug” do sistema de transferências bancárias automáticas.

O Banco Central distribuiu alertas nas redes sociais informando tratar-se de um golpe.

Alerta nas redes sociais

O Banco Central publicou no Twitter: “Está rolando nas redes sociais uma série de mensagens dizendo ser possível ganhar o dobro de dinheiro ao fazer um Pix para determinadas chaves aleatórias, por suposto “bug” do Pix. Atenção, atenção! Isso é BOATO!”

Em outro tuíte o BC acrescentou: “Se você fizer um Pix para esses chaves, você está transferindo seu dinheiro para contas de golpistas. Os vídeos que supostamente “demonstram” esse “bug” são vídeos. O BC alerta que não há qualquer “bug” no Pix”.

Pix para paquera também oferece risco

Além dos golpes, o Pix motivou também um “uso alternativo” que motiva muitos comentários na internet. Um jovem usou o sistema para enviar mensagem à ex-namorada, depois que ela o bloqueou nos alicativos de mensagem e redes sociais. Ele passou a mandar Pix de centavos apenas para encaminhar mensagens pessoais pelo sistema de pagamentos.

O Banco Central também desaconselha a divulgação de chaves pessoais nas redes sociais, principalmente se a chave é o CPF ou o número de telefone, que são dados que podem ser usados pelos golpistas.

Confira as algumas regras para usar o Pix com segurança.

O banco Central reforça o alerta: “Não caia nessa! Compartilhe esse post com seus amigos e familiares para que eles não caiam em golpes como esse. Desconfie sempre de promessas de dinheiro fácil recebidas pelas redes sociais. Na dúvida, consulte os canais de atendimento do BC”.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra