close

Pacto Global da ONU lança ‘Ambição 2030’ para acelerar ações ESG

Iniciativa é composta por sete movimentos e convoca empresas brasileiras a agirem com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Mãos de executivos reunidas segurando broto de árvore, alusivo à Ambição 2030 da ONU

Fazem parte da estratégia da Ambição 2030 movimentos que tratam de questões relacionadas à saúde, direitos humanos, clima, acesso à água e anticorrupção | Foto: Getty Images

A Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), maior ação de sustentabilidade corporativa do mundo, lançou a iniciativa ‘Ambição 2030’.

Composta por sete grandes movimentos, a ideia é convocar as empresas brasileiras, listadas na B3, a bolsa de valores brasileira, ou não, a acelerar ações com foco na Agenda 2030 da ONU.

Saiba mais

A agenda estabelece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com metas sustentáveis em diversas áreas destinadas a organizações públicas e privadas de todo o mundo.

Fazem parte da estratégia da Ambição 2030 movimentos que tratam de questões relacionadas à saúde, direitos humanos, clima, acesso à água e anticorrupção. São eles:

  • Mente em Foco
  • Elas Lideram 2030
  • +Água
  • Salário Digno,
  • Raça é Prioridade
  • Ambição Net Zero
  • Transparência 100%

A sessão brasileira do Pacto Global da ONU é uma plataforma de projetos e ações que impactam a sociedade e potencializam os compromissos assumidos por meio do engajamento de lideranças do setor privado. A adesão é gratuita e as empresas podem participar de todos.

“Perceber que cada um tem seu papel e sua responsabilidade nessa transformação é fundamental. A mudança das estratégias empresariais é crucial e nós, como líderes empresariais, somos parte do problema, mas, juntos, somos também a solução”, afirma Carlo Pereira, Diretor Executivo do Pacto Global da ONU. “A estratégia, por meio dos Movimentos, vai acelerar essa transição”.

Abra sua conta

Papel dos CFOs no Ambição 2030

Conforme o presidente do Pacto Global no Brasil, o Ambição 2030 terá como um de seus pilares uma coalisão de diretores financeiros (CFO Coalition) de grandes corporações.

O grupo já existe a nível mundial, com representantes de 60 companhias, que juntas têm US$ 1,7 trilhão em capitalização de mercado. A meta é chegar a mil executivos envolvidos com a coalisão até o ano que vem.

Nesse sentido, um dos compromissos da frente brasileira é atrair 100 executivos.

Na última Assembleia Geral da ONU, o CFO Coalition mundial se comprometeu a destinar US$ 500 bilhões nos próximos cinco anos a atividades que contribuam para o alcance dos ODS.

Força do Pacto Global no Brasil

A Rede Brasil é a que mais cresce no mundo e já passou de 1.500 participantes no País.

Além dos movimentos, o Pacto Global da ONU também apresentou a plataforma Observatório 2030, que vai monitorar os compromissos públicos assumidos pelas empresas.

“Estamos em um momento muito decisivo, em que a nossa sobrevivência está em jogo. Com os movimentos, o Pacto Global se une às empresas para alcançar os ODS fundamentais para o Brasil, como Água Potável e Saneamento (ODS 6), Redução das Desigualdades (ODS 10) ou a Ação contra mudança global do clima (ODS 13), por exemplo”, explica Camila Valverde, Diretora de Impacto da Rede Brasil.

O detalhamento de cada movimento pode ser conferido neste link, dentro do site oficial do Pacto Global da ONU.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra