close

Petrobras e BB reforçam carteira de ações com foco em dividendos

Carteira recomendada pelo Safra teve entrada de papéis de Banco do Brasil e Petrobras em substituição aos de Itaú e Vibra Energia

Aérea de Brasília com destaque para fachada do prédio do Banco do Brasil, uma das ações com foco em dividendos recomendadas para maio

Safra tem confiança nos bons resultados de Banco do Brasil e Petrobras, empresas cujos dividendos devem ser bons em maio | Foto: Getty Images

Destaques em seus setores, o Banco do Brasil e a Petrobras devem apresentar bons resultados para o primeiro trimestre e, com isso, estão na carteira recomendada de ações com foco em dividendos de maio.

O portfólio sugerido pelo Banco Safra deste mês promoveu a entrada dos papéis das estatais para substituir os de Itaú Unibanco e Vibra Energia.

Saiba mais

Ações com foco em dividendos para maio/2022 – Banco Safra

Empresa (código) – Setor

  • Bradesco (BBDC4) – Financeiro
  • Banco do Brasil (BBAS3) – Financeiro
  • Vale (VALE3) – Siderurgia e Mineração
  • Petrobras (PETR4) – Petróleo e Gás
  • BB Seguridade (BBSE3) – Financeiro
  • TIM Brasil (TIMS3) – Telecomunicações
  • AES Brasil (AESB3) – Utilidades básicas
  • Engie (EGIE3) – Utilidades Básicas
  • Energisa (ENGI11) – Utilidades Básicas
  • Alupar (ALUP11) – Utilidades Básicas

Sobre a primeira alteração, o Safra diz ter confiança no bom momento de resultados do Banco do Brasil, que deve ter a maior expansão de lucro no setor: +27% na comparação anual ante 6% de média dos grandes bancos privados.

Isso deve ser sustentado pela combinação de crescimento de carteira de crédito, inadimplência sob controle e melhora de algumas linhas de resultado, como a contribuição vinda do fundo de pensão e resultados de subsidiárias como BB Seguridade.

Em relação a Petrobras, o banco entende que a ação da empresa deve se beneficiar da continuidade do processo de redução do endividamento da companhia e a consequente manutenção da política de dividendos.

Adicionalmente, o foco nos ativos com maiores retornos e dos níveis atuais do preço de petróleo são outros fatores positivos.

O Safra pondera que o principal ponto de atenção segue sendo a possibilidade de interferência na política de preços da Petrobras, embora acredite que esse risco é limitado, uma vez que a legislação e o estatuto da empresa trazem alguma proteção.

Setorialmente, a carteira de ações com foco em dividendos do Safra tem exposição a serviços financeiros em 30%, ao setor de utilidades básicas em 40%, e 10% ao setor de telecomunicações, de siderurgia e mineração e de petróleo e gás.

Atualmente, a carteira possui um dividend yield (rendimento) médio de 7%, o que se compara com a taxa de uma NTN-B 2035 (título público indexado a inflação com vencimento em 2035) de 5,62%.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra