close

Empresa Vamos lidera o mercado de locação de caminhões

A empresa foi a maior compradora de caminhões do país nos últimos três anos e deve continuar se beneficiando do seu poder de barganha

Vamos

Aluguel de caminhões no Brasil é um segmento que representa 1% da frota corporativa; nos EUA, um mercado maduro, chega a 16% | Foto: Getty Images

O Banco Safra iniciou a cobertura da Vamos (VAMO3), com rating de compra e preço-alvo de R$ 23,60 para o fim de 2022, implicando potencial de valorização de cerca de 60%.

A empresa possui uma sólida experiência de mais de 30 anos no negócio de aluguel de caminhões em um mercado ainda pouco explorado e com grande potencial de crescimento.

Saiba mais

Com posição de liderança no segmento e grande vantagem competitiva sobre potenciais concorrentes, segundo o Safra, a empresa é uma excelente escolha entre as transportadoras sob a sua cobertura.

Segundo o banco, a Vamos alinha uma estratégia bem executada, que levou a um crescimento anual de receita líquida (CAGR 18-21) de 42%, com uma plataforma robusta que oferece diversas oportunidades de cross-selling, que devem contribuir para o seu crescimento no futuro.

A Vamos, de acordo com o banco, está negociando atualmente a 11,4x EV/EBITDA 2022, 65% acima da média das locadoras no Brasil e 36% abaixo de seus pares internacionais.

Segundo o Safra, a empresa ainda deve continuar se beneficiando do seu poder de barganha com os fornecedores, pois nos últimos três anos, a Vamos foi a maior compradora de caminhões do país. Além do negócio de aluguel de caminhões no Brasil, um segmento que representa 1% da frota corporativa total, bem abaixo dos 16% observados nos EUA, um mercado mais maduro.

Além disso, segundo o banco, a robusta plataforma operacional da empresa é composta por linhas de negócios sinérgicas, que suprem as necessidades de seus clientes, diferenciando a empresa de seus concorrentes e oferecendo diversas oportunidades de cross-selling. Aproximadamente 90% dos contratos da empresa são superiores a 5 anos, levando a um elevado nível de previsibilidade de receita.

Vale a pena investir em VAMO3?

  • Grande porte e escala, proporcionando forte poder de barganha com os fornecedores;
  • Enorme potencial de crescimento do mercado;
  • Plataforma completa e integrada; e
  • Resiliência de resultados, dada a alta previsibilidade oferecida por seus contratos de longo prazo.

Quais são os principais riscos de VAMO3?

  • Novos programas de subsídio a caminhões que venham a reduzir a atratividade do negócio de locação;
  • Aumento do custo do financiamento, pois a estratégia de crescimento depende da renovação e expansão da frota; e
  • Volatilidade nos preços de caminhões e máquinas usadas pode levar a uma subestimação da depreciação.

Sobre a Vamos (VAMO3)

Com uma frota de quase 30 mil ativos, mais de três vezes o tamanho de seu principal concorrente, a Vamos é a maior empresa do segmento de aluguel de caminhões no Brasil. Possui uma ampla presença nacional que abrange 11 Estados. Suas 51 lojas oferecem um portfólio completo de soluções para atender às necessidades de seus clientes.

Com sede em São Paulo (SP), a Vamos aluga caminhões, máquinas e equipamentos no Brasil. Além disso, a Vamos faz parte do grupo Simpar (antiga JSL), empresa de longa data e reconhecida no setor de transportes no Brasil. A empresa foi listada em 2021 sob o padrão de governança corporativa Novo Mercado na B3, o mais alto nível de governança corporativa do mercado acionário brasileiro.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra