close

Multimercados buscam navegar no aumento global de juros

Além de ativos nacionais, fundos como o Safra Galileo podem explorar oportunidades no exterior

Gráficos de mercado financeiro em tela de tablet com mãos sobre ela, alusivo aos multimercados

Os fundos multimercados da Safra Asset têm estratégias que, além dos ativos nacionais, mantêm posições em mercados estrangeiros de câmbio, juros e ações | Foto: Getty Images

O momento é de bastante cautela para os investidores ao redor do mundo. Após a adoção de estímulos extraordinários para combater os impactos da pandemia, algumas das principais economias vivem um momento de ressaca.

No centro das atenções está a inflação, que persiste em níveis elevados e começa a comprometer a renda real das famílias. Para controlar esse aumento dos preços, acentuado pela guerra na Ucrânia, os bancos centrais passaram a aplicar medidas que poucos antecipavam até o final do ano passado.

Saiba mais

O principal exemplo vem dos Estados Unidos, onde o Fed promoveu uma alta de 0,75 ponto percentual em sua última reunião de política monetária, o maior aumento de juros desde 1994. A maior parte dos dirigentes do banco central americano hoje acredita que a taxa básica deverá se aproximar de 4% em 2023 para estabilizar os preços.

Trata-se de uma perspectiva pouco favorável para a atividade na maior economia do mundo, levando diversas instituições a acreditarem que uma recessão poderá ocorrer por lá.

Situações parecidas, ainda que em estágios diferentes, são observadas na Zona do Euro e no Reino Unido. Já a autoridade monetária da China é uma exceção, ao mostrar-se mais inclinada a sustentar o fôlego econômico do País.

Nesse ambiente complexo, é recomendável que os investidores tenham ainda mais atenção a suas posições internacionais. No Safra, pode-se construir esse tipo de exposição de diferentes modos, desde a negociação de BDRs por meio da Safra Corretora, até a aplicação em fundos de investimento como foco específico no exterior.

Abra sua conta

Mas vale dizer que oportunidades lá fora também são monitoradas constantemente pelos multimercados da Safra Asset. São estratégias que, além dos ativos nacionais, mantêm posições em mercados estrangeiros de câmbio, juros e ações, por exemplo.

Com isso, os portfólios são construídos com uma gestão ativa e profissional que busca a relação mais eficiente de risco e retorno em diferentes cenários.

O desempenho do Safra Galileo (todos os detalhes e regulamento aqui) no primeiro semestre ilustra essa dinâmica. O principal multimercado do Safra conseguiu ótimos resultados com o mercado de juros nos Estados Unidos, entendendo que os preços ainda não refletiam o aperto monetário necessário para o Fed controlar a inflação.

Desse modo, o Safra Galileo acumula rentabilidade de 275% do CDI no ano de 2022, considerando o fechamento de 20 de junho.

É graças a leituras assim, que identificam oportunidades também nos mercados externos, que o fundo acumula, desde o seu lançamento, há 13 anos, uma rentabilidade equivalente a mais do que o dobro do CDI.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra