close

New York Times mostra pesca ilegal do Pirarucu na Amazônia

Repórteres do jornal New York Times percorreram 160 km na floresta amazônica para refazer a viagem final de Bruno Pereira e Dom Phillips

Pirarucu

Pirarucu: peixe pré-histórico que respira ar e que mede até 3 metros é vítima de pesca ilegal | Foto: Getty Images

Jack Nicas, correspondente do New York Times no Brasil, viajou 160 km ao longo do rio Itaquaí, nas profundezas da floresta amazônica, para refazer a viagem final de Bruno Pereira, ativista que treinava patrulhas indígenas, e Dom Phillips, jornalista britânico.

A reportagem diz que o Brasil vive um período de crescente ilegalidade na maior floresta tropical do mundo, perto das fronteiras com a Colômbia e o Peru, região “largamente abandonada pelo governo brasileiro”. O jornal também cita as rápidas investigações e prisão dos responsáveis pelas mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips.

Saiba mais

“É a história de dois homens mortos enquanto perseguiam suas paixões. Pereira queria proteger a Amazônia e os indígenas que vivem lá. Phillips queria mostrar como as comunidades indígenas tentavam se defender de caçadores ilegais que muitas vezes operam impunemente”, descreve o texto do repórter Jack Nicas, que esteve na amazônia com o fotógrafo e cinegrafista Victor Moriyama. A reportagem especial tem fotos, mapa e vídeo.

“O que ficou claro foi que a quase deserção do governo brasileiro nessa região, aliada aos apelos do presidente Jair Bolsonaro para desenvolver a Amazônia, tem ajudado a fortalecer os pescadores ilegais, caçadores e redes criminosas que invadem os territórios indígenas aqui”, escreve o repórter do NYT.

Reportagem mostra pesca predatótia ilegal em terras indígenas | Foto: Getty Images

Reportagem sobre pesca ilegal do pirarucu diz que região foi abandonada pelo governo

“Os poucos funcionários federais que restaram na região reclamaram de terem sido abandonados, enquanto outros usavam coletes à prova de balas por causa de ameaças crescentes. Pereira havia deixado o governo Bolsonaro para protestar contra suas políticas ambientais e começou a ajudar grupos indígenas a policiar a própria floresta”.

A reportagem afirma que a área onde ocorreu o crime tem sido repleta de conflitos entre grupos indígenas e caçadores ilegais que invadem suas reservas. E que a pesca ilegal devastou a população de pirarucu, peixe pré-histórico que respira ar e que cresce até 3 metros de comprimento.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra