close

Sete em cada dez transações bancárias são feitas por canais digitais

Pesquisa da Febraban mostra que foram feitas 119,5 bilhões de operações em 2021, alta anual de 15% puxada pela adesão ao Pix

Homem sentado em mesa de madeira com celular, cartão de crédito em mãos e laptop em frente, alusivo às transações bancárias por canais digitais

As transações com movimentação financeira por mobile (67,1 bilhões) tiveram um salto de 75% no ano passado ante 2020 | Foto: Getty Images

O avanço da tecnologia, especialmente do mobile banking, ajudou os canais digitais a se tornarem os principais meios para as transações bancárias no Brasil.

Conforme a 30ª Pesquisa de Tecnologia Bancária da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), sete em cada dez operações do tipo são feitas digitalmente.

Saiba mais

De acordo com o levantamento, foram registradas pelas instituições financeiras 119,5 bilhões de transações bancárias em 2021. O volume representa um crescimento de 15% em relação a 2020, impulsionado pelo mobile banking (por meio de dispositivos móveis).

As transações com movimentação financeira por mobile (67,1 bilhões) tiveram um salto de 75% no ano passado ante 2020, puxado pela forte adesão de clientes ao Pix.

Transações bancárias com e sem movimentação financeira por tipo de canal (em bilhões) | Fonte: Febraban
Transações bancárias com e sem movimentação financeira por tipo de canal (em bilhões) | Fonte: Febraban

No ano passado, foram realizados mais de 4,5 bilhões de pagamentos instantâneos pela plataforma criada pelo Banco Central.

Além disso, o número de usuários que realizam mais de 30 Pix por mês chegou, em março de 2022, a quase 3,9 milhões – um incremento de 809% em relação aos 12 meses anteriores.

Segundo a Febraban, o número de contas correntes abertas de forma digital (mobile banking e internet banking) atingiu 10,8 milhões em 2021, um crescimento de 66% em relação ao ano anterior.

Com essa evolução, pela primeira vez, o número de contas abertas em canais digitais superou o de contas abertas em canais físicos.

Open Finance impulsiona transações e outras operações bancárias digitais

Outro dado que prova a força dos canais digitais em transações bancárias e serviços diversos é o tamanho do Open Finance.

O número de pessoas físicas com consentimento para doação de dados no sistema aberto de dados financeiros cresceu 18%.

A tendência, conforme a Febraban, é que a adesão aumente à medida que o ecossistema, a partir do uso dos dados compartilhados, proporcione a clientes uma experiência bancária com mais conveniência, simplicidade e usabilidade.

A pesquisa da federação foi feita junto à 22 instituições financeiras responsáveis por 87% dos ativos bancários do Brasil. A íntegra pode ser conferida neste link.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra