close

Safra projeta Ibovespa aos 131 mil pontos em 2021

Vacinas viáveis, reação da economia global e juros baixos no Brasil compõem cenário mais otimista

Fachada do Banco Safra na Paulista

Time de macroeconomia da Safra Corretora aponta motivos para otimismo / Foto: Divulgação

O principal índice de ações da Bolsa brasileira, o Ibovespa, está muito próximo de zerar as perdas registradas neste ano, que no momento mais agudo da crise do novo coronavírus chegou a cair quase à metade de sua pontuação em março.

E o que esperar daqui pra frente, para a Bolsa em 2021?

O time de análise da Safra Corretora atualizou as estimativas, e agora passa a projetar o Ibovespa aos 131 mil pontos no próximo ano.

Em relatório assinado pelos economistas Luis Azevedo, Cauê Pinheiro e Silvio Dória, o Safra reforça que a visão para a Bolsa é otimista.

Esta avaliação tem como base a proximidade de uma vacina viável contra a covid-19, que deve colocar um fim à pandemia e a seus efeitos negativos na economia em meados do ano que vem.

A perspectiva de um crescimento mundial mais forte impulsionando os preços das commodities, a continuidade da agenda reformista do governo – com o andamento de privatizações, reforma administrativa, reforma tributária, BR do Mar e licitações em infraestrutura – e o respeito ao Teto de Gastos são outros elementos que, na visão dos especialistas, devem permitir uma aceleração do crescimento olhando para frente.

O cenário de manutenção dos juros em patamares historicamente baixos também deve continuar promovendo a migração de recursos da renda fixa para renda variável, impulsionada principalmente por investidores pessoa física.

No cenário internacional, os analistas pontuam que a eleição do candidato democrata Joe Biden para a presidência dos Estados Unidos tende a gerar uma política externa menos volátil, o que deve se refletir em um melhor ambiente de negócios, principalmente para os países emergentes.

Este cenário favorece os preços das commodities, avaliam os especialistas. O minério de ferro já está no valor máximo em cinco anos. O petróleo continua abaixo de suas máximas de 2018, mas vem de forte recuperação no último mês.

A volta dos estrangeiros

Os últimos meses também foram de retorno dos investidores estrangeiros à Bolsa. O fluxo acumulado no ano ainda é negativo, com saída de R$ 51 bilhões, mas apenas em novembro foram registradas entradas de R$ 33,9 bilhões por meio de investidores estrangeiros, desconsiderando operações como IPOs e follow-ons.

Bolsa em 2021: Confira as projeções da Safra Corretora

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra