close

Safra projeta inflação de fevereiro com viés de baixa

Para o ano, a expectativa do banco para o IPCA é de 3,9%, acima da meta perseguida pelo Banco Central, de 3,75%

Pessoa com celular nas mãos e aplicativo da calculadora aberto fazendo contas sobre os preços no mercado. Safra projeta inflação para fevereiro

Divulgação do IPCA-15 abaixo do esperado faz banco projetar inflação deste mês com tendência de baixa | Foto: Getty Images

Após publicação do IPCA-15 na quarta-feira, 24, o Banco Safra divulgou projeção de 0,66% para a inflação cheia em fevereiro.

O indicador do IBGE, no entanto, mostrou um aumento nos preços abaixo do esperado. Por isso, o Safra adicionou um viés de baixa para a inflação deste mês.

O IPCA-15, que analisou os preços entre 15 de janeiro e 11 de fevereiro, terminou em 0,48%. A projeção do Safra, bem como do mercado, era de uma alta de 0,50% dos preços.

Projeção do Safra para a inflação em 2021

Na inflação acumulada em 12 meses, o IPCA-15 mostrou alta de 4,57%, em linha com o projetado pelo Safra.

Para o ano, a expectativa do Banco Safra para o IPCA é de 3,9%, acima da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional e perseguida pelo Banco Central, de 3,75%.

Detalhes do IPCA-15

Para o Safra, a divulgação surpreendeu pela abertura dos componentes do IPCA-15.

A maior surpresa baixista veio do grupo “Educação” com variação de 2,39%, contra 3,23% esperado pelo banco.

A abertura dos serviços subjacentes também surpreendeu para baixo, enquanto os itens “Industriais” e “Saúde e cuidados pessoais” apresentaram altas maiores que o esperado.

Inflação de fevereiro medida pelo IPCA-15

Outra sinalização importante nos índices de inflação são os núcleos. Desta vez, a média dos núcleos acompanhados pelo Banco Central desacelerou de 0,65% para 0,47%, em linha com o esperado pelo Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra