close

Como fica São Paulo na fase emergencial

Diante do esgotamento da capacidade da rede de saúde, governo paulista anuncia novas restrições à circulação

fase emergencial

Sem vacinas para imunizar a população, restrição à circulação é a única alternativa para conter disseminação do vírus | Foto: AE

A ‘fase emergencial’ do Plano São Paulo de combate à covid-19 que começa nesta segunda-feira, dia 15, é mais rigorosa do que a fase vermelha.

A nova fase vai durar por 15 dias, até o fim do mês, para tentar conter o avanço do número de casos e de mortes e evitar o agravamento da situação na rede de atendimento da saúde, onde a maioria das Unidades de Terapia Intensiva se encontram no limite da capacidade.

Confira o que muda na fase emergencial

  • Lojas de material de construção não podem ter serviço presencial (só serviço de retirada, drive-thru e delivery);
  • Lojas de eletrônicos não podem ter atendimento presencial nem retirada de produto na loja (só entrega ou drive-thru);
  • Proibição de celebrações de atividades esportivas coletivas;
  • Liberação só de exercício individuais nas praias;
  • Escritórios e atividades administrativas pública e privada devem adotar teletrabalho para diminuir a circulação de pessoas;
  • Lojas e restaurantes só poderão fazer entregas pelo sistema de drive-thru entre 5 e 20 horas ou por delivery por telefone ou aplicativo.
  • Proibição de cerimônias religiosas coletivas presenciais.
  • Mercados e farmácias funcionam normalmente.

Como funciona o toque de recolher

O toque de recolher vai valer das 20 às 5 horas, diariamente, com a promoção de blitze de orientação a motoristas – que podem ter apoio da PM. Não há previsão de multas para pedestres, exceto aqueles que não usarem máscara ou promoverem aglomerações, o que já estava em vigor.

Duração da fase emergencial

A nova fase de restrições começa dia 15 e vai até 30 de março. Há possibilidade de extensão das medidas se não houver melhora do cenário epidemiológico.

Como ficarão as escolas

As escolas estaduais estarão abertas apenas para alimentação e distribuição de materiais e chips mediante agendamento prévio. As semanas de recesso de abril e outubro estão antecipadas no Estado e ocorrerão entre 15 e 28 de março. As escolas particulares e municipais terão autonomia para fechar ou não, mas a recomendação é restringir o máximo possível qualquer atividade presencial e aderir à antecipação do recesso.

Deslocamentos para o trabalho

O transporte coletivo funcionará normalmente, mas o governo recomendou escalonamento de horário de atividades para reduzir as aglomerações no transporte público. A indicação é de que trabalhadores da indústria circulem entre 5h e 7h, enquanto de serviços das 7h às 9h e, por fim, do comércio das 9h às 11h.

Como denunciar festas e aglomerações

Festas e aglomerações estão proibidas em todo o Estado. O governo paulista divulgou números para denúncias. É possível passar informações pelos telefones 0800 771 3541 e 3065-4666, pelo site do Procon e pelo e-mail secretarias@cvs.saude.sp.gov.br.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra