close

Desperdício de alimentos chega a 121 kg por pessoa

Pesquisa da ONU mostra que 931 milhões de toneladas de alimentos foram para o lixo em 2019, grande parte, nos domicílios

Mulher cozinhando e jogando comida no lixo: desperdício de alimentos

Total de comida desperdiçada no mundo em 2019 correspondeu a 17% do total disponível naquele ano | Foto: Getty Images

Uma pesquisa liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU) lançada este mês mostra que 931 milhões de toneladas de alimentos foram para o lixo em 2019.

Esse número corresponde a 17% do total de alimentos disponíveis naquele ano.

O estudo aponta que o desperdício de alimentos aconteceu em domicílios, varejistas, restaurantes e de outros serviços alimentares.

O peso do desperdício global de comida equivale a aproximadamente 23 milhões de caminhões de 40 toneladas totalmente carregados que, se enfileirados, poderiam dar sete voltas na Terra.

O estudo global Índice do Desperdício de Alimentos foi desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a organização inglesa WRAP (The Waste and Resources Action Programme).

Desperdício de alimentos per capita

Em termos per capita global, a pesquisa mostra que 121 quilos de alimentos por ano são desperdiçados, em média, considerando o volume descartado pelos varejistas e consumidores.

Desse total, 74 quilos são provenientes de domicílios. O relatório também inclui estimativas regionais e nacionais per capita.

O novo relatório da ONU complementa o “Food Losses Index”, elaborado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Esse estudo da FAO também tem contribuições de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para Gustavo Porpino, especialista no tema da Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió-AL) que colaborou como revisor do estudo da ONU, diz que os números colocam em cheque a tese de que os países desenvolvidos são os com maior desperdício de alimentos.

“Nos países de renda média-baixa, o desperdício estimado nas famílias foi até maior do que em países de alta renda. Isso se dá porque a classe média baixa tem mais dificuldades de planejar as compras, por vezes não têm os meios para preservar bem os alimentos”.

Domicílios são os vilões

O estudo aponta que a maior parte do desperdício acontece nos domicílios, que descartam 11% do total de alimentos disponíveis na fase de consumo da cadeia de abastecimento.

Os serviços alimentares e os estabelecimentos varejistas desperdiçam 5% e 2%, respectivamente.

As novas estimativas de desperdício de alimentos mundial foram geradas a partir de pontos de dados existentes e extrapolações baseadas nas estimativas observadas em outros países.

O estudo da Embrapa e Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre desperdício de alimentos em famílias brasileiras, elaborado via projeto dos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, foi utilizado para estimar o montante desperdiçado na etapa de consumo no Brasil. O estudo pode ser conferido por este link. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra