close

País deve passar EUA na exportação de grãos

Brasil está em segundo lugar, com 122 milhões de toneladas anuais, mas no ritmo atual deve assumir a liderança, segundo a Embrapa

Soja para exportação

Do ano 2000 a 2020, a produção brasileira de grãos cresceu 210%, enquanto a mundial aumentou 60% | Foto: Getty Images

O Brasil pode se tornar o maior exportador de grãos do planeta dentro de cinco anos, superando os Estados Unidos.

A informação está em um levantamento feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Atualmente o país alimenta 800 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo o estudo.

De acordo com a Embrapa, em apenas dez anos a participação do Brasil no mercado mundial de alimentos saltou de US$ 20,6 bilhões para US$ 100 bilhões, tendo como destaque carne, soja, milho, algodão e produtos florestais.

Do ano 2000 a 2020, a produção brasileira de grãos cresceu 210%, enquanto a mundial aumentou 60%.

O Brasil é o quarto produtor mundial, mas o segundo exportador de grãos, basicamente de soja e milho.

O maior exportador de grãos em 2020 foram os Estados Unidos com 138 milhões de toneladas. O Brasil está em segundo lugar com 122 milhões de toneladas.

“Nos próximos 5 anos o Brasil deverá superar os Estados Unidos em exportação”, afirma o gerente da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa, Elisio Contini.

Com base neste histórico e com os elevados preços internacionais dos produtos, a produção do Brasil deverá atingir a 3% de crescimento mundial, segundo a Embrapa.

“E até 2050 a produção brasileira de grãos poderá superar os 500 milhões de toneladas, sendo ainda mais importante para a segurança alimentar do mundo”, acrescentou.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra