close

15 maneiras de consumir água de forma consciente

Consumo consciente pode ajudar a salvar quase 2 bilhões de vidas em meio à pandemia. Veja a lista com sugestões para o uso

água consumo

Uma torneira aberta pode gastar cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos | Getty Images

Recurso básico e valioso para a vida, a água é um bem que tem ficado cada vez mais escasso e inacessível no mundo. Consumir água de forma consciente é essencial para mudar essa quadro. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), os recursos de água doce disponíveis por pessoa no mundo diminuíram mais de 20% nas últimas duas décadas.

E na hora de consumir água, quem mais sofre são os moradores de área rurais. Segundo a FAO, mais de 3 bilhões de pessoas vivem em áreas agrícolas com níveis altos a muito altos de escassez de água.

No Brasil, a situação tem se agravado com o primeiro alerta de “situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos na Região Hidrográfica do Paraná” em 111 anos.

O alerta abrange cinco Estados brasileiros – Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Além do abastecimento em risco, a falta de chuvas já gera um aumento na conta de luz dos brasileiros a partir deste mês.

Gravidade em meio à pandemia

Em um cenário de enfrentamento da pandemia de covid-19, consumir água de forma não consciente pode contribuir, não só para a escassez, mas também para à morte de quase 2 bilhões de pessoas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 1,8 bilhão de pessoas estão sob maior risco de se contaminarem com o novo coronavírus pela falta d’água em instalações de saúde utilizadas por elas.

Por isso, consumir água de forma consciente que engloba desde tomar banhos curtos e organizar a louça antes lavar até reutilizar águas que seriam descartadas é essencial para promover um futuro sustentável.

Formas de evitar desperdício e consumir água de forma consciente

Para ajudar cada pessoa a consumir água de forma consciente e fazer sua parte, o portal de conteúdos sobre sustentabilidade eCycle apontou 15 maneiras simples de evitar o desperdício. Confira:

  1. Manter a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba. A escovação com torneira aberta pode gastar cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

  2. Tomar banhos curtos, de cinco minutos. E enquanto se ensaboa o corpo, o registro deve permanecer fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

  3. Evitar usar duchas de alta pressão para se banhar. Apesar de serem usadas para dar a sensação de massagem no corpo, as duchas de alta pressão são inimigas do consumo consciente de água. Elas tem uma vazão grande, de 20 a 30 litros por minuto. Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta em média 300 litros de água. Segundo a OMS, o consumo consciente por habitante é na ordem 112 litros por dia.

  4. Organizar a louça antes de lavá-la, utilizando uma bacia para deixar os utensílios de molho para amolecer a sujeira. Em seguida, o ideal é lavar toda a louça e enxaguar tudo de uma única vez.

  5. Só ligar a lava-louças e a lava-roupas quando estiverem cheias. No caso das roupas, verificar se elas realmente precisam ser lavadas – várias peças, como casacos e calças jeans, podem ser usadas mais de uma vez antes de precisarem ser lavadas.

  6. Se possível, usar a lava-louças no lugar da maneira tradicional de limpeza. O equipamento chega a economizar cerca de seis vezes a quantidade de água normalmente gasta – mas para valer a pena precisa estar cheio de louça.

  7. Adotar dispositivos que ajudam na redução do consumo de água, como o arejador de torneiras, o restritor de vazão, bacias sanitárias VDR e válvulas automáticas para mictórios. Em condomínios e empresas o uso desses equipamentos gera uma boa redução de custos.

  8. Se tiver uma piscina, cobri-la com uma capa quando não estiver usando. As piscinas podem perder até 90% da água em um mês por conta da evaporação. A cobertura também evita o depósito de folhas e outros resíduos e uma piscina limpa precisa de menos trocas de água.

  9. No jardim, evitar regar as plantas nos horários de sol forte. Regar o gramado ou o jardim antes das 10h e depois das 19h previne o excesso de evaporação. No inverno é possível regar as plantas dia sim, dia não. De acordo com o eCyle, a economia pode chegar a 96 litros de água por dia.

  10. Usar a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas. Uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se precisar usar água, preferir equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.

  11. Usar um balde e um pano para limpar o carro, uma vez que a mangueira gasta o volume mencionado na dica anterior e a lavagem de uma carro leva mais tempo.

  12. Prestar atenção e consertar o quanto antes eventuais vazamentos em casa. De acordo com o eCycle, um buraco de 2 milímetros em um cano de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

  13. Incentivar o uso de hidrômetros individualizados, principalmente em prédios. O equipamento ajuda cada morador a ter maior consciência sobre o seu consumo de água.

  14. Reutilizar as águas cinzas, que são aquelas provenientes do chuveiro ou da máquina de lavar roupas (dentre outras), para limpar quintais, dar descargas, lavar terraços e outras áreas externas do prédio. Além destas possibilidades, dependendo da substância que estiver diluída na água, a mesma pode ser usada até para regar o jardim.

  15. Usar cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. A água da chuva é ótima para regas de plantas, limpeza de quintal, dos pisos e outros espaços.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra