close

Mercado aguarda vacinação em clima de cautela

O Ibovespa encerrou o dia em queda de 0,45%, depois de ter superado os 115 mil pontos pela manhã

Vacida

Início da vacinação nos Estados Unidos animou investidores, mas ainda há temor de novos lockdowns / Foto: Getty Images

O Ibovespa encerrou a segunda-feira, 14 de dezembro, em queda de 0,45%, aos 114,6 mil pontos, depois de abrir em alta e alcançar o patamar pré-pandemia, ao ultrapassar os 115,7 mil pontos durante a manhã. No entanto, o otimismo inicial não se sustentou.

Nos Estados Unidos, o índice S&P 500 recuou 0,44%, para 3,6 mil pontos. O início da vacinação no país animou investidores, mas ainda há temores sobre a possibilidade de lockdowns para conter a segunda onda do coronavírus, em avanço galopante em vários estados americanos.

O índice Dow Jones encerrou o dia em queda de 0,62%, aos 29,8 mil pontos, acompanhado pelo S&P 500, que baixou 0,44%, aos 3,6 mil pontos. Já o Nasdaq renovou recordes de fechamento ao terminar o dia em alta de 0,50%, aos 12,4 mil pontos.

O humor externo influiu no Ibovespa. Depois de ter zerado por pouco tempo as perdas do ano, o índice inverteu o sinal e passou a cair, com a volta do clima de cautela entre os investidores.

O dólar fechou com alta de 1,55%, a R$ 5,12. Já o euro avançou 1,81%, cotado a R$ 6,22.

Além do cenário internacional, investidores locais continuam atentos ao encaminhamento da questão fiscal, temendo o impacto no controle dos gastos do governo em 2021.

Vacinação nos Estados Unidos

Após aprovação de uso emergencial pelos órgãos oficiais de vigilância sanitária, os Estados Unidos deram início nesta segunda-feira à vacinação contra o novo coronavírus, com as vacinas desenvolvidas pelo laboratório local Pfizer em parceria com a farmacêutica alemã BioNTech.

A notícia deu algum fôlego aos negócios, na medida em que a imunização em massa é considerada o único caminho para a recuperação econômica completa.

Na avaliação do banco americano JPMorgan, o produto interno bruto (PIB) global deve crescer 4,7% no quarto trimestre de 2021, consolidando a recuperação econômica mais forte em uma década. Isso se “as perspectivas de vacinação ocorrerem conforme o esperado”, alertou a instituição em relatório enviado a clientes.

A instabilidade nas páginas do Google pela manhã levou a ação da Alphabet, controladora da empresa de buscas na internet, a fechar em baixa de 1,27%. Pelo lado positivo, a empresa de streaming Netflix subiu 3,82% e a companhia de software Microsoft valorizou 0,44%, carregando o índice Nasdaq para cima.

(Agência Estado)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra