close

Os fundos de investimento resilientes na pandemia

Após um ano marcado pela volatilidade, a gestão ativa de fundos gerou retornos e proteção aos cotistas. Veja análise do Safra

Homem de grata segurando dominós com o dedo

A gestão ativa dá liberdade ao gestor de um fundo para a escolha da composição e da alocação de recursos | Foto: Getty Images

O ano de 2020 foi o mais desafiador em termos de volatilidade para o mercado financeiro desde a crise mundial de 2008. Aos investidores que confiaram em uma gestão ativa, no entanto, o impacto acabou sendo menos abrupto.

A B3, bolsa de valores brasileira, chegou a interromper negociações por seis vezes em março do ano passado, quando foi declarada a pandemia de covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A crise sanitária foi um dos fatores determinantes para que o Ibovespa, principal índice de ações do país, não repetisse o forte desempenho dos períodos anteriores.

Nesse cenário, a gestão ativa, que dá liberdade a gestores de fundos de investimento para alocação de recursos, se mostrou uma aliada contra a volatilidade.

O Banco Safra divulgou um relatório em que lista alguns dos fundos de investimento com gestão ativa que se mostraram resilientes em meio à pandemia.

Abaixo está um resumo sobre os ativos. A publicação completa pode ser lida por este link.

O que é gestão ativa

A gestão ativa em um fundo de investimento é a liberdade que o gestor tem para escolher quais serão os ativos e como será a alocação de recursos que vão compor o fundo.

A busca do gestor é sempre focada na rentabilidade acima de um índice de referência – o chamado benchmark.

O investimento em fundo com esse modelo de gestão é indicado para quem tem tolerância ao risco. Por isso, é recomendado que o investidor procure um fundo com gestão ativa feita por uma instituição sólida e confiável.

Fundos de investimento resilientes

Em sua publicação, o Safra menciona os principais fundos geridos pelo banco que geraram bons retornos aos cotistas em 2020.

No mercado acionário, o destaque foi para o fundo Safra Ações Livre, que tem cerca de 3 mil cotistas. O retorno observado em 2020 foi de 13,8%.

Já na linha de fundos com posições mais protetivas (long biased), o retorno do Safra Arquimedes foi de 17,1% no ano passado. Este fundo tem atualmente mais de 13 mil cotistas.

Na categoria mais abrangente de fundos multimercado, o relatório do Safra destaca ganhos registrados pelo produtos Galileo AGMaxwell e Fermat AG, que ficaram acima do dobro do CDI no ano.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra