close

Safra lança relatório para investimentos em abril

Análise do cenário econômico em meio ao avanço da covid-19 aponta alternativas para alocar recursos conforme o perfil do investidor

Análise sobre as estratégias do Safra Report deste mês é transmitida ao vivo, pelo YouTube

O Banco Safra divulgou nesta quinta-feira, 8, o Safra Report de abril, relatório que traz as perspectivas para os vários investimento no mês e uma análise do que aconteceu no primeiro trimestre.

Luiz Augusto Zordan e Jorge Sá, economistas do Safra, conversaram sobre o Safra Report em live sobre os desafios adicionais que as mudanças do cenário apresentam para os investimentos, e também sobre revisões nas principais expectativas macroeconômicas.

Confira os destaques do relatório:

Cenário Econômico

Os números da pandemia seguiram avançando no Brasil, e os efeitos sobre a economia começaram a aparecer. Com incertezas também no quadro fiscal e no ambiente político, o Safra revisou para baixo as projeções de PIB e elevou as estimativas de inflação, juros e câmbio.

Estratégia de Investimentos

O primeiro trimestre termina de modo desafiador, com revisões nas expectativas macroeconômicas impostas pelo novo cenário. Esse ambiente contribuiu para que os principais índices financeiros apresentassem dificuldades para gerar retorno, mas o Safra segue construtivo com o cenário.

Alocação por perfil de investidor

As alocações nas classes de ativos seguem inalteradas em abril para todos os perfis de investidores. A classe de fundos multimercados mantém participação expressiva em todas as carteiras. Renda fixa e renda variável também continuam com parcelas importantes nos portfólios

Investidor Ultraconservador

Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, existe espaço para diversificação por meio de Fundos Multimercado e Fundos Imobiliários segundo os economistas do Safra,. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.

Investidor Conservador

Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, o Safra entende que existe espaço para a diversificação para além dos Fundos Multimercado e dos Fundos Imobiliários, adicionando investimentos em Renda Variável.

Investidor Moderado

Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor, segundo o Safra.

Investidor Dinâmico

Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos, segundo o Safra. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor.

Confira a íntegra do Safra Report de abril para saber onde investir.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra