close

Safra mantém projeção de 4,9% para inflação no ano

Alta de 0,93% registrada pelo IPCA para março veio abaixo das expectativas do Banco Safra e do mercado. Veja a análise

Gôndolas de mercado cheias de produtos, à direita e à esquerda

Meta para a inflação em 2021, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,75%, podendo oscilar entre 2,25% e 5,25% | Foto: Getty Images

Mesmo com a inflação oficial do país registrando a maior alta desde 2015 para o mês de março, o Banco Safra manteve sua projeção para o indicador de 4,9% ao final de 2021.

A instituição publicou uma análise sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do último mês, após a divulgação na sexta-feira, 9, do IBGE.

O indicador oficial da inflação brasileira chegou a 0,93%, ficando abaixo das estimativas de alta do Safra (1,04%) e do mercado (1,03%).

Meta da inflação para 2021

Para o Safra, o resultado do IPCA referente a março “trouxe um alento para o cenário de inflação do país, que sofreu diversas revisões altistas nas expectativas do mercado”. 

A meta para a inflação em 2021, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,75%, podendo oscilar entre 2,25% e 5,25%, limites de tolerância.

Mesmo com o resultado abaixo do esperado para a inflação em março, o Safra reitera que continuará monitorando riscos que possam resultar em elevações do IPCA acima do normal.

Os análise do Banco Safra do IPCA de março por categorias pode ser lida por este link, dentro da Central de Conteúdo da instituição.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra