close

EUA adiam decisão sobre uso da vacina da Janssen

Autoridades adiam decisão sobre retomada de uso de vacina associada a seis casos de coágulos; Brasil comprou 38 milhões de doses

vacina da janssen

Segundo o jornal ‘New York Times’, o atraso “é uma decisão com consequências potencialmente dolorosas que podem se espalhar pelo mundo” | Foto: Getty Images

Um painel consultivo dos Estados Unidos solicitou mais dados sobre a vacina de dose única da Janssen, laboratório da Johnson & Johnson, antes de decidir se vai retomar a aplicação do imunizante.

Com isso, a votação foi adiada e pode atrasar o uso das vacinas por uma semana a dez dias pelo menos.

Segundo o New York Times, o atraso “é uma decisão com consequências potencialmente dolorosas que podem se espalhar pelo mundo”.

A vacina da Janssen já teve o uso emergencial aprovado no Brasil e o Ministério da Saúde tem contrato de compra de 38 milhões de doses.

O painel consultivo do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) decidiu adiar a votação sobre a melhor forma de usar a vacina da J&J mesmo depois de um cientista da Agência de Alimentos e Medicamentos afirmar aos consultores que um alerta do órgão permitiria aos médicos avaliar os riscos e benefícios da vacina.

Seis casos de coágulos raros estão em análise

O painel está analisando seis casos relatados de coágulos sanguíneos cerebrais raros em mulheres que receberam a vacina, um dia depois que a FDA e o CDC recomendaram em conjunto suspender seu uso para avaliar a questão.

A médica Lynn Batha, epidemiologista do Departamento de Saúde de Minnesota, e outros especialistas defenderam a suspensão para coletar mais informações de segurança.

“Ao ter informações mais robustas, acredito que possamos estar mais confiantes sobre a segurança desta vacina”, disse ela a outros membros do painel consultivo. (Com Agência Brasil)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra