close

Vacina chinesa por inalação entra em fase de testes

Laboratório CanSino Biologics informou que vai começar os testes clínicos da vacina inalável que dispensa agulhas

Pesquisadores chineses

Vacina inalada poderia ser mais eficaz do que as injetadas, já que o coronavírus entra no corpo através das vias respiratórias | Foto: Getty Images

A farmacêutica chinesa CanSino Biologics iniciará testes clínicos para uma vacina contra a covid-19 que será administrada por inalação.

Os testes da vacina começam na próxima semana, disse o co-fundador e executivo-chefe da empresa, Xuefeng Yu, em entrevista à rede CNBC.

As taxas de eficácia das vacinas contra a covid na China foram consideradas inferiores às desenvolvidas pela Pfizer-BioNTech e Pela Moderna.

No início deste mês, o diretor do Centro Chinês de Controle de Doenças reconheceu publicamente que as vacinas chinesas “não têm taxas de proteção muito altas” e que estava considerando dar às pessoas diferentes vacinas para aumentar a eficácia.

Vacina pode ser mais eficaz, diz cientista

Yu disse à CNBC que uma vacina chinesa por inalação poderia ser mais eficaz do que as injetadas, já que o coronavírus entra no corpo humano através das vias aéreas.

O CanSinoBIO está desenvolvendo a vacina de inalação em parceria com o Instituto de Biotecnologia de Pequim.

A vacina vetorial Adenovírus Tipo 5 da empresa — ou Ad5-nCoV — administrada por injeção já foi aprovada para uso na China e em vários outros países.

Empresa pesquisa vacina para tuberculose

Yu explicou que, teoricamente, uma vacina inalada poderia fornecer proteção adicional ativando anticorpos ou células T – glóbulos brancos que são vitais para o sistema imunológico – nas vias aéreas.

Se essa camada de proteção falhar e o vírus viajar mais fundo no corpo, outras partes do sistema imunológico ainda podem combater o vírus, acrescentou Yu.

O CEO disse que a empresa tem usado o mesmo conceito para desenvolver uma vacina de inalação para tuberculose.

A China foi o primeiro país a relatar casos de Covid-19 no final de 2019 e parece ter contido em grande parte o surto. O país disse que pretende vacinar 40% de sua população até junho.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra