close

Duas mulheres na linha sucessória dos EUA

A vice-presidente Kamala Harris e a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, fizeram história esta semana

Kamara e Pelosi

Pelosi e Harris, de máscaras, cumprimentam-se com os cotovelos em rede nacional | Foto: Reprodução

A vice-presidente Kamala Harris e a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, fizeram história esta semana como as primeiras mulheres a dividir o palco no Congresso durante um discurso presidencial.

O presidente Joe Biden destacou a importância do fato ao abrir seu discurso de balanço dos primeiros 100 dias de governo.

Ele começou cumprimentando Kamala Harris e Nancy Pelosi, que estavam atrás dele: “Senhora Presidente” e “Senhora Vice-Presidente”. E completou: “Nenhum presidente jamais disse essas palavras – e já era hora.”

O discurso foi transmitido em horário nobre, mostrando a sessão conjunta do Congresso na noite de quarta-feira, 28.

Kamala Harris e Nancy Pelosi começaram a noite com outro momento histórico: um cumprimento com os cotovelos, o “novo normal” em termos de cumprimento em tempos de pandemia, no lugar do convencional aperto de mão.

Pelosi e Harris ficaram lado a lado conversando entre si e ocasionalmente acenando para os legisladores enquanto o grupo esperava a chegada de Biden.

“Já estava na hora”, afirma Nancy Pelosi

“É muito emocionante. E é maravilhoso fazer história. Já era hora”, disse Pelosi horas antes do discurso em entrevista a uma rede de TV.

Defensores dos direitos das mulheres disseram que ver Harris e Pelosi sentadas juntas atrás de Biden foi um momento histórico e emocionante. Mas observaram que a eleição de uma mulher para ocupar uma cadeira no Salão Oval continua a ser o grande objetivo, juntamente com a adição de uma emenda de direitos iguais à Constituição.

“Este é um grande começo e temos que continuar avançando para dar às mulheres o seu devido direito”, disse Christian Nunes, presidente da Organização Nacional para as Mulheres.

Pelosi, de 81 anos, durante a presidência do republicano Trump, sentou-se atrás dele durante seus dois últimos discursos no Congresso, rasgando sua cópia do discurso presidencial enquanto as câmeras continuavam ligadas.

Harris, 56, fez história no ano passado quando se tornou a primeira mulher e a primeira negra e indiana eleita vice-presidente. Em seu papel como presidente do Senado, ela se junta a Pelosi para presidir a sessão conjunta do Congresso.

Harris e Pelosi representam outro marco importante na história dos Estados Unidos. Elas estão em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na linha de sucessão presidencial.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra