close

Embraer recebe pedidos de produção de “carro voador”

A Eve, empresa de mobilidade urbana aérea da Embraer, produzirá 200 unidades de seu veículo, com entregas para 2026

Embraer trabalha em consórcio no Reino Unido que busca a regulamentação do mercado de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOL)

A Eve Urban Air Mobility Solutions Inc., criada pela Embraer, anunciou nesta terça-feira, 1, uma parceria com a empresa Halo, que consiste na encomenda de 200 unidades de seu carro voador elétrico.

A Eve é uma empresa independente que tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento do ecossistema de UAM (vídeo no canto superior à direita). Já a Halo é líder em operações de táxi aéreo de helicóptero nos Estados Unidos e no Reino Unido.

A encomenda dos veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOL) da Eve tem a entrega das primeiras unidades prevista para 2026.

O objetivo da Eve e da Halo é o desenvolvimento de serviços de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) nos EUA e no Reino Unido.

Cenário de mobilidade aérea urbana

Em nota à imprensa, a Embraer destaca que essa encomenda representa uma das maiores na indústria de mobilidade aérea urbana e posiciona a Halo como parceira de lançamento da Eve.

“Acreditamos que a Eve está projetando uma aeronave que está bem preparada para a certificação inicial e, além disso, apresenta um histórico comprovado de produção”, afirma na nota Kenneth C. Ricci, diretor do Directional Aviation, fundo de investimento do qual a Halo faz parte.

Segundo ele, “o excelente legado de design, certificação e produção de aeronaves que a Embraer traz para este eVTOL posicionam a Eve com vantagens importantes no cenário competitivo.

Já Andre Stein, presidente & CEO da Eve, destaca que a parceria é um passo importante para a Eve assumir sua posição como líder global na indústria de mobilidade aérea urbana.

“Estamos confiantes de que este relacionamento mutuamente benéfico terá um impacto positivo para muitos usuários futuros e permitirá que ambas as empresas cresçam seus negócios de forma exponencial”, diz.

Carro voador da Embraer na Europa

Esta colaboração, a primeira parceria internacional entre operadoras de um carro voador (eVTOL) deste tipo, se beneficiará do trabalho que a Eve já realiza no mercado do Reino Unido.

Na ilha britânica, a companhia brasileira é líder de um consórcio que está solucionando questões regulatórias e operacionais para viabilizar operações de eVTOL em Londres.

Em colaboração com o programa de “innovation sandbox”, da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, a parceria entre a Eve e a Halo resultará em uma das primeiras operadoras a contribuir com este trabalho e continuar a desenvolver Londres como um mercado viável e atraente para as operações de UAM. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra