close

País recebe 1,5 milhão de doses da vacina Janssen de dose única

Carregamento com vacinas da farmacêutica chegou nesta quarta, 22, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo

Carregamento de vacina da Janssen saindo de avião

Anúncio do governo federal vem após uma previsão inicial de receber 3 milhões de doses da vacina da Janssen até 15 de junho não se confirmar | Foto: Getty Images

O governo federal recebeu hoje um carregamento com 1,5 milhão de doses da vacina contra covid-19, da farmacêutica Janssen, de dose única.

A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde no Twitter. A carga com as doses da vacina da Janssen foi desembarcada no Guarulhos, em São Paulo.

A previsão inicial, de receber 3 milhões de doses até 15 de junho, não foi confirmada. De acordo com o Ministério da Saúde, o envio foi cancelado pela própria Janssen, que não teria explicado os motivos.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a vacina da Janssen “é muito útil” por ser de dose única, proporcionando uma vacinação “mais rápida” da população. Ele não detalhou se as doses da vacina da Janssen serão direcionadas a algum grupo específico.

Distribuição da vacina

Na audiência pública realizada esta semana, o ministro voltou a afirmar que o governo planeja a vacinação – com ao menos uma dose – de todos os adultos até setembro, e a imunização completa de todas as pessoas acima de 18 anos até dezembro.

Para isso, a previsão é distribuir 60 milhões de doses em agosto e outros 60 milhões em setembro, além das 41 milhões confirmadas pela pasta para julho.

O cronograma detalhado, contudo, ainda não foi divulgado pelo ministério.

“A gente ainda não divulgou o calendário detalhado desses imunizantes nos outros meses [agosto e setembro] porque ainda não temos confirmação dos laboratórios”, disse o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz.

Revacinação

Queiroga foi questionado por senadores sobre notícias segundo as quais o Ministério da Saúde estaria preocupado com a baixa eficácia da vacina Coronavac na população idosa, e se haveria a necessidade de revacinação dessa faixa etária.

Os parlamentares perguntaram também se o ministério considera não assinar novos contratos de aquisição do imunizante, desenvolvido pela chinesa Sinovac e fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan.

O ministro afirmou que a necessidade de uma eventual revacinação, em qualquer faixa etária ou grupo da população, precisa ser esclarecida por estudos científicos cujas respostas só devem estar prontas no ano que vem.

Ele citou um estudo em andamento na cidade de Serrana (SP), cuja população foi toda vacinada com a Coronavac.

O ministro negou haver desconfiança em relação ao imunizante. “Não há nenhum tipo de mudança de estratégia em relação a esse imunizante”, afirmou.

“O fato é que essa vacina tem sido útil para o Plano Nacional de Imunização, e essa é a posição oficial do Ministério da Saúde, até que exista algum dado científico que faça com que nós tenhamos uma posição diversa”, acrescentou Queiroga. (Agência Brasil)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra