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Xiaomi ultrapassa Apple como 2ª maior fabricante de smartphones

Chinesa termina segundo trimestre com 17% de participação de mercado contra 14% da rival dos EUA. Samsung lidera o ranking

Focada em aparelhos mais populares, a Xiaomi deve mudar a estratégia neste ano e se concentrar na venda de modelos top de linha, como o Mi 11 Ultra

A gigante chinesa de tecnologia Xiaomi ultrapassou oficialmente a estadunidense Apple e assumiu o posto de segunda maior fabricante de smartphones em todo o mundo.

A confirmação é da consultoria Canalys, que divulgou os dados referentes ao segundo trimestre do setor.

Com 17% de participação no mercado global, a companhia da China só fica atrás da sul-coreana Samsung, que tem 19% de “market share”.

Já a companhia dona do iPhone figura na terceira colocação, com 14% de participação em todo o mundo.

De forma geral, as remessas de smartphones para venda em todo o mundo aumentaram 12% na esteira da estabilização e fim da pandemia de covid-19, diz a Canalys.

Crescimento da Xiaomi impulsionado pela América Latina

De acordo com a consultoria, a nova vice-líder em fabricação de smartphones tem crescido rapidamente para além da China.

Nesse sentido, a empresa conta com enorme contribuição do Brasil e de outros países da América Latina.

“Suas remessas aumentaram mais de 300% na América Latina, 150% na África e 50% na Europa Ocidental. Agora, a empresa está transformando seu modelo de negócios de desafiante a incumbente”, afirma em nota o gerente de pesquisa da Canalys, Ben Stanton.

Gráfico sobre participação de mercado de Smartphones da Xiaomi e concorrentes
Percentuais de participação de mercado e crescimento anual em 2021 do top 5 de fabricantes | Foto: Canalys

Este crescimento vertiginoso pode ser observado também ao se analisar dados de crescimento anual.

Neste ano, a Xiaomi acumula expansão de 83% nas remessas de smartphones para venda em todo o mundo.

Por outro lado, entre suas principais concorrentes a altas registradas são de 15% para a Samsung e de apenas 1% para a Apple.

Estratégia

Para a Canalys, a ascensão da empresa chinesa se deve ao se foco de produzir celulares de baixo custo em relação aos concorrentes.

No entanto, a consultoria acredita que a estratégia da Xiaomi começa a mudar.

“Em comparação com a Samsung e a Apple, o preço médio de venda (do smartphone) é cerca de 40% e 75% mais barato, respectivamente”, diz Stanton.

“Portanto, uma das principais prioridades da Xiaomi neste ano é aumentar as vendas de seus dispositivos de última geração, como o Mi 11 Ultra (vídeo no canto superior à direita)”.

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