close

G20 quer acelerar transição digital com internet para todos até 2025

Países-membros se comprometem com 12 ações, entre elas, a implementação da inteligência artificial e a conexão universal à rede

Mulher com celular na rua em Londres

G20 quer reforçar políticas industriais e a cooperação internacional para uma transformação digital do crescimento sustentável | Foto: Getty Images

Os países do G20 divulgaram em conjunto uma declaração com 12 ações para acelerar a transição digital.

O documento é resultado do encontro ministerial que ocorreu na quinta-feira, 5, em Trieste, na Itália.

Os ministros se comprometeram a adotar medidas para reforçar políticas industriais e a cooperação internacional para uma transformação digital do crescimento sustentável.

Eles reafirmaram sua vontade de implementar inteligência artificial de modo confiável e dizem, através do comunicado, incentivar a meta de conexão à internet para todos até 2025.

Entre as principais medidas determinadas pelo G20 para a transição digital estão:

  • Conscientização dos consumidores e proteção das crianças no ambiente digital;
  • Melhoria na digitalização de serviços públicos;
  • Importância de uma identidade digital;
  • Desenvolvimento de uma regulação ágil, que preveja inovações e previna possíveis impactos negativos pelo progresso da tecnologia na sociedade.

Conforme divulgado, os ministros receberam ainda um Relatório do G20 sobre Práticas em Compras Públicas e Inovadoras para Cidades e Comunidades Inteligentes, elaborado pela presidência italiana.

A fim de demonstrar comprometimento com o trabalho para uma digitalização que leve à uma recuperação “resiliente, forte, sustentável e inclusiva”, conforme comunicado, os ministros transformaram a já existente força-tarefa em um grupo de trabalho permanente pela economia digital. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra